Confiança dos comerciantes em Maceió recua nos primeiros meses do ano
Neste último mês, o indicador marcou 116,6 pontos
A pesquisa sobre o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), realizada pelo Instituto Fecomércio AL em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que após um período de recuperação e crescimento ao longo do último semestre do ano passado, o otimismo dos empresários maceioenses recuou -8,9% entre janeiro e abril. Neste último mês, o indicador marcou 116,6 pontos e, mesmo mostrando uma tendência de recuo, ainda se mantém acima da zona de satisfação, que é de 100 pontos.
Na variação mensal, o Icec saiu de 122,6 para 116,6 pontos; uma queda de 4,89%. Esse desempenho aproxima a expectativa do empresário alagoano da média regional (Nordeste) 113,8 pontos, mas o situa abaixo da média nacional de 118 pontos.
Um dos possíveis motivos para a retração, ainda que sutil, é a alta persistente da taxa básica de juros, a Selic, que chegou a 11,75% ao ano (a.a.) em abril, conforme observa o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL), Victor Hortencio. “O crédito comumente utilizado como meio de investimento pelas empresas é atrelado a essa taxa básica de juros, o que onera a tomada de novos empréstimos”, diz.
Ainda de acordo com o economista, outro fator que afeta direta e indiretamente a retração é a inflação, a qual vem sendo sentida desde novembro de 2021 e repercute no aumento do preço dos combustíveis e dos meios de produção.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
