Economia

Confiança dos comerciantes em Maceió recua nos primeiros meses do ano

Neste último mês, o indicador marcou 116,6 pontos

Por 7Segundos com Assessoria 06/05/2022 15h03 - Atualizado em 06/05/2022 15h03
Confiança dos comerciantes em Maceió recua nos primeiros meses do ano
Movimento no Centro de Maceió - Foto: Ascom

A pesquisa sobre o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), realizada pelo Instituto Fecomércio AL em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que após um período de recuperação e crescimento ao longo do último semestre do ano passado, o otimismo dos empresários maceioenses  recuou -8,9% entre janeiro e abril. Neste último mês, o indicador marcou 116,6 pontos e, mesmo mostrando uma tendência de recuo, ainda se mantém acima da zona de satisfação, que é de 100 pontos.

Na variação mensal, o Icec saiu de 122,6 para 116,6 pontos; uma queda de 4,89%. Esse desempenho aproxima a expectativa do empresário alagoano da média regional (Nordeste) 113,8 pontos, mas o situa abaixo da média nacional de 118 pontos.

Um dos possíveis motivos para a retração, ainda que sutil, é a alta persistente da taxa básica de juros, a Selic, que chegou a 11,75% ao ano (a.a.) em abril, conforme observa o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL), Victor Hortencio. “O crédito comumente utilizado como meio de investimento pelas empresas é atrelado a essa taxa básica de juros, o que onera a tomada de novos empréstimos”, diz.

Ainda de acordo com o economista, outro fator que afeta direta e indiretamente a retração é a inflação, a qual vem sendo sentida desde novembro de 2021 e repercute no aumento do preço dos combustíveis e dos meios de produção.