Política

Brancos têm cinco vezes mais chances de se eleger como deputado em Alagoas

Levantamento do 7Segundos considerou dados do Tribunal Superior Eleitoral

Por 7Segundos 01/06/2022 14h02 - Atualizado em 01/06/2022 14h02
Brancos têm cinco vezes mais chances de se eleger como deputado em Alagoas
Sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) - Foto: Assessoria

Candidatos brancos têm cinco vezes mais chances de se eleger como deputados estaduais em Alagoas em comparação com negros (pardos/pretos). O levantamento feito pelo 7Segundos e considera dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do ano de 2018.

Dos 336 que se candidataram a uma vaga para a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) na última eleição, 152 se declararam pardos, 95 brancos, 27 pretos e apenas 2 indígenas.

No entanto, dos 27 eleitos, apenas sete se consideram pardos, nenhum preto ou indígena. São eles: Flávia Cavalcante (MDB), Inácio Loiola (MDB), Tarcizo Freire (Progressistas), Ricardo Nezinho (MDB), Ângela Garrote (Progressistas) e Marcelo Victor (MDB).

O que significa que a cada 4 brancos que se candidataram, um foi eleito. A proporção sobe para 21 quando se fala de candidatos que se declaram como pardos, mas não existe com pretos e indígenas, pois nenhum foi eleito. Considerando as Eleições Gerais de 2018, pretos e indígenas não têm chances de serem eleitos para a ALE.

Brasil


Nesta quarta-feira (1°), o “Desigualdade Racial Nas Eleições Brasileiras”, elaborado por pesquisadores do Insper, mostrou que candidatos a deputados federais brancos têm o dobro de chance de se elegerem em relação a candidatos negros.

De acordo com o levantamento, 3.117 candidatos negros disputaram uma vaga na Câmara em 2018. Destes, 124 foram eleitos, ou seja, 3,96%.