Brancos têm cinco vezes mais chances de se eleger como deputado em Alagoas
Levantamento do 7Segundos considerou dados do Tribunal Superior Eleitoral
Candidatos brancos têm cinco vezes mais chances de se eleger como deputados estaduais em Alagoas em comparação com negros (pardos/pretos). O levantamento feito pelo 7Segundos e considera dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do ano de 2018.
Dos 336 que se candidataram a uma vaga para a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) na última eleição, 152 se declararam pardos, 95 brancos, 27 pretos e apenas 2 indígenas.
No entanto, dos 27 eleitos, apenas sete se consideram pardos, nenhum preto ou indígena. São eles: Flávia Cavalcante (MDB), Inácio Loiola (MDB), Tarcizo Freire (Progressistas), Ricardo Nezinho (MDB), Ângela Garrote (Progressistas) e Marcelo Victor (MDB).
O que significa que a cada 4 brancos que se candidataram, um foi eleito. A proporção sobe para 21 quando se fala de candidatos que se declaram como pardos, mas não existe com pretos e indígenas, pois nenhum foi eleito. Considerando as Eleições Gerais de 2018, pretos e indígenas não têm chances de serem eleitos para a ALE.
Brasil
Nesta quarta-feira (1°), o “Desigualdade Racial Nas Eleições Brasileiras”, elaborado por pesquisadores do Insper, mostrou que candidatos a deputados federais brancos têm o dobro de chance de se elegerem em relação a candidatos negros.
De acordo com o levantamento, 3.117 candidatos negros disputaram uma vaga na Câmara em 2018. Destes, 124 foram eleitos, ou seja, 3,96%.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
