Fiocruz aponta tendência para crescimento de casos de Síndromes Respiratórias em Alagoas
O instituto informou que há chances superiores a 95% de casos de gripe aumentarem no estado, Covid-19 inclusa
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou, por meio do Boletim InfoGripe divulgado nesta quarta (01), uma tendência para o crescimento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) em Alagoas.
De acordo com a pesquisa realizada pelo instituto, o estado alagoano apresenta probabilidade superior a 95% de registrar aumentos em casos de gripes. Os dados do boletim já mostraram um crescimento de infecções nos municípios ao longo das últimas seis semanas.
Além disso, o boletim também informou que Maceió é uma das capitais que apresentam altos níveis em casos de Síndromes Respiratórias, mas também apontou que a capital em si não mostra sinais de maiores crescimentos a longo prazo nas doenças.
O instituto também alertou que os dados sobre os crescimentos dos casos apontam para um aumento de casos de Covid-19 em todos os estados, inclusive AL. No caso de crianças de 0 a 4 anos, suspeita-se que a maioria das infecções sejam por Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
As doenças causadoras de SRAG mais recorrentes ao longo das últimas quatro semanas de acordo com a Fiocruz são: Influenza A, Influenza B, Vírus Sincicial Respiratório e Covid-19.
No nível nacional, Além de Alagoas, mais outros 19 estados também apresentam o mesmo sinal de crescimento de casos das doenças respiratórias a longo prazo. No Nordeste o alerta também foi emitido para o Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PA), Bahia (BA) e Ceará (CE).