Câmara aprova selo que classifica imóveis por índice de infestação do mosquito aedes aegypti
Projeto foi apresentado pela vereadora Sinvania Barbosa (MDB) e visa reduzir proliferação do mosquito

A Câmara Municipal de Maceió aprovou, na tarde desta quarta-feira (08), projeto de lei que prevê a criação de um selo de classificação para ser fixado nos imóveis da capital, de acordo com o nível de condições de procriação do mosquito Aedes aegypti. O PL é de autoria da vereadora Silvania Barbosa (MDB), inspirado no sucesso alcançado pela cidade de Água Branca, no município do Piauí, que reduziu os índices de infestação em 7,4% no período de dois anos.
“A ideia é reduzir a proliferação do mosquito ao nível zero. Os anos passam e nós seguimos perdendo a batalha contra o mosquito, vetor de várias doenças. Temos que buscar mecanismo de exterminar o Aedes aegypti, e isso depende de uma ação conjunta envolvendo poder público e a sociedade”, ressaltou a parlamentar.
Casos
A proposta tem como base os números divulgados pela Secretaria de Saúde de Maceió. Segundo dados do órgão, no mês de março deste ano, boletim epidemiológico confirmou o aumento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zica, em 86,11% em relação ao mesmo período de 2021. A chuva forte que tem caído em todo o estado de Alagoas e a chegada do inverno podem fazer disparar esses índices, já que água limpa e parada é o local de desova preferido das fêmeas do Aedes aegypti.
O projeto prevê que os imóveis em que os agentes de endemias não identificarem focos de criadouros, deverão receber o selo verde. Já as casas que possuírem locais propícios à infestação, receberão o selo amarelo; enquanto as residências em que forem encontrados focos de infestação do Aedes aegypti, como ovos, larvas ou exemplares do próprio mosquito, deverão receber o selo vermelho.
“Água Branca virou referência nacional no combate à dengue, reconhecida pelo Ministério da Saúde. O selo é um estímulo tanto para os donos dos imóveis, quanto para o município, que ficará obrigado a manter as visitas técnicas para renovar os selos, com base nas condições encontradas em cada residência”, explica a vereadora autora do projeto.
Aprovado em duas votações na Câmara, o PL vai à sanção. O Executivo tem prazo de 15 dias para sancionar ou vetar a matéria. Em caso de veto, ele pode ser derrubado pelo Legislativo Municipal.
Últimas notícias

Idoso é encontrado morto dentro de casa no bairro Cacimbas, em Arapiraca

Polícia Militar realiza fiscalização nas feiras livres do município de Arapiraca neste domingo (21)

Quatro menores são apreendidos após furtar e desmanchar moto no município de Delmiro Gouveia

Com apresentações e culto ao vivo, o funeral de Charlie Kirk reuniu uma multidão no Arizona, Estados Unidos

Homem é preso suspeito de furtar residência no bairro Farol, em Maceió

Caetano, Chico, Djavan e Gil cantam juntos antes de ato musical no RJ; veja
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
