Agricultura

Famílias em Viçosa começam a colher alimentos produzidos em programa agricultural

35 famílias que fazem parte do programa colheram pelo menos nove tipos de legumes e verduras

Por Ascom Viçosa 13/07/2022 14h02
Famílias em Viçosa começam a colher alimentos produzidos em programa agricultural
Feijão verde é uma das culturas já colhidas pelos agricultores - Foto: Reprodução/Assessoria

Não existe ditado mais assertivo: “Quem planta, colhe”. E em Viçosa não é diferente. As 35 famílias que fazem parte do Programa Cultiva Mais Viçosa já tiram da terra o milho, o feijão, a batata doce, o inhame, a macaxeira, a abóbora, além das hortaliças folhosas: couve, alface, coentro...

A iniciativa da Prefeitura Municipal foi lançada no dia 11 de março, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. E consiste no arrendamento social de terras, que são repassadas a agricultores familiares por meio de contrato. Ficam garantidas, ainda, a assistência técnica e a comercialização da produção.

Depois de colher o milho, o agricultor Everaldo Lima já prepara a terra para plantar feijão de corda, macaxeira e batata.

“Foi uma oportunidade muito boa e que chegou na hora certa”, comemora, ao se referir ao Cultiva Mais Viçosa. “Colhi umas 30 mãos de milho. Deu pra comer e vender bem”, arremata Everaldo.

O solo viçoso fica na Fazenda São João, onde a Prefeitura arrendou 12 hectares e os repassou às famílias.

“Essa terra é muito boa. Tudo o que se planta aqui, dá. É Terra forte!”, constata Marcelo, outro agricultor beneficiado com o Programa de incentivo à agricultura familiar.

O próximo passo do Cultiva Mais Viçosa é adquirir o excedente da produção de subsistência, por meio das compras governamentais, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“O projeto em si é um sucesso, fecha o ciclo. O município disponibiliza a área, o maquinário necessário para o cultivo, onde a mecanização é possível; a assistência técnica e ainda compra a produção excedente”, explica o coordenador do Cultiva Mais Viçosa, o engenheiro agrônomo Paulo Bomfim.

O secretário municipal de Agricultura, Israel de Alcântara Moura, informa que a equipe técnica do Cultiva Mais Viçosa trabalha agora para viabilizar a documentação necessária para emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda, a exemplo do acesso ao crédito.

“A ideia do prefeito João Victor de arrendar terras para que as famílias trabalhem demonstra sua persistência para o enfrentamento à pobreza no município. O programa é simples, porém com um grande alcance social. Cumprimos a primeira etapa quebrando o tabu de que não seria possível”, destaca Israel Moura.

O prefeito de Viçosa, João Victor, afirma que o Programa será fortalecido. Uma área com 60 tarefas, aproximadamente 18 hectares, já está sendo prospectada pelo município para expansão do Cultiva Mais.

“Vamos fortalecer esse programa da agricultura familiar. Já estamos arrendando mais áreas. O foco, a meta, é ocupar 500 famílias no campo, dando essa condição de renda e de segurança alimentar”, assegura o prefeito.