Homens são as principais vítimas de infarto em Alagoas
Mulheres e jovens também estão suscetíveis a serem vítimas

O infarto agudo do miocárdio (IAM) ou simplesmente “infarto”, como é chamado popularmente, é um dos mais temidos infortúnios para muitas pessoas. Não à toa, nos últimos quatro anos, o estado de Alagoas registrou 5.743 casos de ataques cardíacos.
De acordo com os dados do Portal da Transparência, os anos de 2019 (1.590) e 2020 (1.558) concentraram a maior parte desses registros. Além disso, a maior parte das vítimas são homens entre as idades de 60 até 69 anos, com 867 ocorrências registradas nos últimos quatro anos.
Já para as mulheres nessa mesma faixa etária, o número de casos decai em algumas centenas, com 560 infartos registrados nessa parcela da população, nos últimos quatro anos, em Alagoas. Esse, entretanto, não é o grupo de mulheres que concentra o maior número dessas ocorrências. As principais vítimas estão na faixa etária dos 70 aos 79 anos, com 656 casos.
Apesar de estar associado com a idade avançada, a má alimentação e a falta de exercícios físicos, o infarto também ocorre em crianças menores 9 anos de idade, crianças e jovens adultos, podendo ser fatal em pessoas mais novas, por não possuírem a mesma rede de circulação colateral encontrada em idosos.
Há também uma diferença na forma como o ataque cardíaco afeta o corpo masculino e o feminino. Para homens, o infarto ocorre principalmente pelo rompimento de uma placa de gordura, levando a uma obstrução abrupta do fluxo sanguíneo no vaso coronariano. Já para mulheres, além dessa obstrução, outras doenças podem afetar esse fluxo, como doenças nos pequenos vasos, inflamações e a dissecção das artérias coronarianas.
Para se prevenir de ter um infarto, além de um acompanhamento médico, homens e mulheres podem optar por modos de vida considerados mais saudáveis, como por exemplo não fumar, controlar o colesterol, a hipertensão e a diabetes, evitar o estresse e o alto consumo de bebidas alcoólicas. Em caso de infarto, ligue diretamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192.
*Com supervisão
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
