JHC inaugura novo Cras e já beneficia moradores da Região Norte
Gestor da capital destacou que as administrações anteriores não promoviam assistência à população de Riacho Doce

O prefeito de Maceió, JHC, inaugurou nesta sexta-feira (6) o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Região Norte, que fica localizado no bairro Riacho Doce. O novo equipamento começou a funcionar no final de dezembro e já atendeu mais de 200 pessoas. O gestor municipal afirmou que não existia política pública de assistência social para atender a demanda das comunidades da região.
“Esse Cras vai atender a uma demanda das pessoas que têm carência de acesso aos serviços. O Cras reúne todos os direitos das pessoas mais vulneráveis. Vamos ter uma equipe capacitada para atender a população, com informatização para que possam fazer os cadastros. Os moradores esperavam há mais de 17 anos, o Governo Federal já havia identificado a necessidade deste equipamento e a lei não era cumprida”, disse JHC.
A unidade atende moradores dos bairros de Jacarecica, Garça Torta, Riacho Doce, Ipioca, Pescaria e Guaxuma. O Cras é destinado à população fragilizada pela pobreza, ausência de renda e com acesso precário aos serviços públicos. A equipe do equipamento social trabalha preventivamente, organizando e oferecendo serviços com o objetivo de emancipar os indivíduos.
Suellen Santos tem 22 anos e mora em Ipioca, ela conta da felicidade em ter a unidade perto de casa. “Fiquei sabendo do Cras por minha cunhada que mora aqui em Riacho Doce. Amei o atendimento, foi muito rápido e esse equipamento vai ajudar muito a comunidade, antes a gente precisava ir pra muito longe”, contou.
Aline Pedrosa, diretora de Proteção Social Básica, afirma que este é um momento histórico para a Assistência Social de Maceió.
“A população já esperava há anos por um Cras. Para a gente é um momento único e de felicidade e a gente já começa com atendimentos do cadastro único e ofertando todos os serviços do Cras. Fizemos questão que fosse uma equipe nova, e treinamos todos esses profissionais que já chegam aqui sabendo os serviços que prestam”, explicou.
O Cras Região Norte contará com o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos e o Cadastro Único.
O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, afirmou que a atual gestão tem cuidado com as pessoas e que foi determinada a criação do equipamento. “A sensação de entregar o Cras é a melhor do mundo. Há 17 anos Brasília já havia detectado que a Região Norte precisava de um Cras, mas nenhuma gestão tinha feito isso e o prefeito JHC com o cuidado com as pessoas determinou que a gente fizesse. O Cras é o posto de saúde da assistência social, é aqui onde a pessoa vem buscar apoio. Na Assistência Social não fazemos favor a ninguém, a gente garante direitos”, afirmou o secretário.
Também estiveram presentes na inauguração, os vereadores Brivaldo Marques e Siderlane Mendonça.
Últimas notícias

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste

Polícia flagra adolescente de 14 anos pilotando motocicleta em Colônia Leopoldina

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
