JHC inaugura novo Cras e já beneficia moradores da Região Norte
Gestor da capital destacou que as administrações anteriores não promoviam assistência à população de Riacho Doce
 
                            O prefeito de Maceió, JHC, inaugurou nesta sexta-feira (6) o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Região Norte, que fica localizado no bairro Riacho Doce. O novo equipamento começou a funcionar no final de dezembro e já atendeu mais de 200 pessoas. O gestor municipal afirmou que não existia política pública de assistência social para atender a demanda das comunidades da região.
“Esse Cras vai atender a uma demanda das pessoas que têm carência de acesso aos serviços. O Cras reúne todos os direitos das pessoas mais vulneráveis. Vamos ter uma equipe capacitada para atender a população, com informatização para que possam fazer os cadastros. Os moradores esperavam há mais de 17 anos, o Governo Federal já havia identificado a necessidade deste equipamento e a lei não era cumprida”, disse JHC.
A unidade atende moradores dos bairros de Jacarecica, Garça Torta, Riacho Doce, Ipioca, Pescaria e Guaxuma. O Cras é destinado à população fragilizada pela pobreza, ausência de renda e com acesso precário aos serviços públicos. A equipe do equipamento social trabalha preventivamente, organizando e oferecendo serviços com o objetivo de emancipar os indivíduos.
Suellen Santos tem 22 anos e mora em Ipioca, ela conta da felicidade em ter a unidade perto de casa. “Fiquei sabendo do Cras por minha cunhada que mora aqui em Riacho Doce. Amei o atendimento, foi muito rápido e esse equipamento vai ajudar muito a comunidade, antes a gente precisava ir pra muito longe”, contou.
Aline Pedrosa, diretora de Proteção Social Básica, afirma que este é um momento histórico para a Assistência Social de Maceió.
“A população já esperava há anos por um Cras. Para a gente é um momento único e de felicidade e a gente já começa com atendimentos do cadastro único e ofertando todos os serviços do Cras. Fizemos questão que fosse uma equipe nova, e treinamos todos esses profissionais que já chegam aqui sabendo os serviços que prestam”, explicou.
O Cras Região Norte contará com o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos e o Cadastro Único.
O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, afirmou que a atual gestão tem cuidado com as pessoas e que foi determinada a criação do equipamento. “A sensação de entregar o Cras é a melhor do mundo. Há 17 anos Brasília já havia detectado que a Região Norte precisava de um Cras, mas nenhuma gestão tinha feito isso e o prefeito JHC com o cuidado com as pessoas determinou que a gente fizesse. O Cras é o posto de saúde da assistência social, é aqui onde a pessoa vem buscar apoio. Na Assistência Social não fazemos favor a ninguém, a gente garante direitos”, afirmou o secretário.
Também estiveram presentes na inauguração, os vereadores Brivaldo Marques e Siderlane Mendonça.
Últimas notícias
 
            Pesquisa: 8 em cada 10 moradores de favelas no Rio aprovam megaoperação
 
            Líder do CV que escapou de megaoperação no Rio é preso em São Paulo
 
            Duplicação da BR-101 em Alagoas avança e deve ser concluída até 2026
 
            Ao lado do presidente Lula, Rafael Brito participa da sanção do ‘SUS da Educação’
 
            Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro nos dias 1º, 8 e 9 de novembro
 
            Colisão entre carro e moto deixa jovem de 20 anos ferido em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		