Obras do Circuito Alagoas Feita à Mão são reformadas em Maceió
Roteiro une obras e talento de mestres artesãos, integrando o interior e a capital de Alagoas
Criado para disseminar a arte popular alagoana e valorizar o trabalho dos mestres artesãos, o Circuito Alagoas Feita à Mão, lançado pelo Governo de Alagoas, em 2018, por meio do Programa Alagoas Feita à Mão (Afam), está sendo restaurado.
O Circuito consiste na instalação de réplicas de esculturas de mestres artesãos alagoanos em pontos-chave da orla da capital. Com 6 metros de altura cada, as réplicas são feitas de isopor naval e fibra de vidro, materiais resistentes ao sol, chuva e maresia. Os monumentos são acompanhados de placas informativas que, além de explicar sobre cada peça, trazem informações sobre o Circuito Alagoas Feita à Mão.
A exposição fixa é composta por quatro obras: ‘O Beijo’, réplica da peça da mestra artesã Dona Irinéia, na Lagoa da Anta; o ‘Boi Bumbá’, do mestre João das Alagoas, que fica na Avenida da Paz; a réplica do ‘Leão’, do mestre André da Marinheira, localizada na Avenida Assis Chateaubriand, próximo à entrada do bairro do Pontal da Barra; e a ‘Sereia’, do mestre Zezinho, instalada na orla da Pajuçara.
A restauração, iniciada no final de fevereiro, está sendo realizada pela empresa pernambucana BV Designs. As obras precisaram ser restauradas devido ao tempo de exposição, o desgaste do material e a depredação sofrida recentemente pela própria população.
Para a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, a restauração das peças reforça o papel do Estado de Alagoas no fomento e manutenção da produção artesanal alagoana.
“O Programa Alagoas Feita à Mão é um motivo de grande orgulho para o Governo do Estado, e sempre pensamos nas melhores estratégias para dar visibilidade aos nossos artesãos. As peças do Circuito Alagoas Feita à Mão trazem a história da cultura, dos costumes, de nossas riquezas, pelas mãos de consagrados mestres. É uma forma de reconhecimento e valorização inéditos, o que se reflete também no turismo e no resgate do orgulho do alagoano pelo que é produzido aqui”, destaca a secretária.
“A cultura alagoana esbanja riqueza, cores e significados. É a representação das nossas raízes, e o Circuito Alagoas Feita à Mão tem esse viés de valorizar, oportunizar e compartilhar as produções dos nossos artesãos. O nosso olhar é no intuito de divulgar as produções para os alagoanos e, também, para quem nos visita ou é fã dos nossos talentosos artesãos”, afirmou a presidente da Comissão do Alagoas Feito à Mão, Paula Dantas.
Veja também
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
