Obras do Circuito Alagoas Feita à Mão são reformadas em Maceió
Roteiro une obras e talento de mestres artesãos, integrando o interior e a capital de Alagoas
Criado para disseminar a arte popular alagoana e valorizar o trabalho dos mestres artesãos, o Circuito Alagoas Feita à Mão, lançado pelo Governo de Alagoas, em 2018, por meio do Programa Alagoas Feita à Mão (Afam), está sendo restaurado.
O Circuito consiste na instalação de réplicas de esculturas de mestres artesãos alagoanos em pontos-chave da orla da capital. Com 6 metros de altura cada, as réplicas são feitas de isopor naval e fibra de vidro, materiais resistentes ao sol, chuva e maresia. Os monumentos são acompanhados de placas informativas que, além de explicar sobre cada peça, trazem informações sobre o Circuito Alagoas Feita à Mão.
A exposição fixa é composta por quatro obras: ‘O Beijo’, réplica da peça da mestra artesã Dona Irinéia, na Lagoa da Anta; o ‘Boi Bumbá’, do mestre João das Alagoas, que fica na Avenida da Paz; a réplica do ‘Leão’, do mestre André da Marinheira, localizada na Avenida Assis Chateaubriand, próximo à entrada do bairro do Pontal da Barra; e a ‘Sereia’, do mestre Zezinho, instalada na orla da Pajuçara.
A restauração, iniciada no final de fevereiro, está sendo realizada pela empresa pernambucana BV Designs. As obras precisaram ser restauradas devido ao tempo de exposição, o desgaste do material e a depredação sofrida recentemente pela própria população.
Para a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, a restauração das peças reforça o papel do Estado de Alagoas no fomento e manutenção da produção artesanal alagoana.
“O Programa Alagoas Feita à Mão é um motivo de grande orgulho para o Governo do Estado, e sempre pensamos nas melhores estratégias para dar visibilidade aos nossos artesãos. As peças do Circuito Alagoas Feita à Mão trazem a história da cultura, dos costumes, de nossas riquezas, pelas mãos de consagrados mestres. É uma forma de reconhecimento e valorização inéditos, o que se reflete também no turismo e no resgate do orgulho do alagoano pelo que é produzido aqui”, destaca a secretária.
“A cultura alagoana esbanja riqueza, cores e significados. É a representação das nossas raízes, e o Circuito Alagoas Feita à Mão tem esse viés de valorizar, oportunizar e compartilhar as produções dos nossos artesãos. O nosso olhar é no intuito de divulgar as produções para os alagoanos e, também, para quem nos visita ou é fã dos nossos talentosos artesãos”, afirmou a presidente da Comissão do Alagoas Feito à Mão, Paula Dantas.
Veja também
Últimas notícias
Bloco do Jacaré inicia entrega de abadás nesta sexta-feira (28) em Passo de Camaragibe
[Vídeo] MP pode pedir jogo do ASA com portões fechados após confusão na Copa do Brasil
Sob relatoria de Alfredo Gaspar, CPMI do INSS aprova quebra de sigilos de Lulinha e do Banco Master
Secretária de Educação acompanha atendimentos do MEC e FNDE na Caravana Federativa
Prova técnica da Polícia Científica é decisiva para condenação de mulher por tentar matar enteado
Casal fará manutenção em barragem e abastecimento pode ficar irregular em Anadia e Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
