Unidades do Hemoal funcionam em horários especiais no Feriado do Dia do Trabalho
Medida visa possibilitar a doação de sangue para os voluntários que não dispõem de tempo nos dias úteis
Que tal aproveitar o Feriado Nacional do Dia do Trabalho para praticar um gesto nobre e que pode salvar até quatro vidas? Basta comparecer a uma das Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) nesta segunda-feira (1º), e se candidatar à doação voluntária de sangue.
Para isso, as unidades do Hemoal Maceió, situadas nos bairros Trapiche e Via Expressa, irão abrir das 7h30 às 17h. Já a unidade do Hemoal Arapiraca, localizada no bairro Eldorado, recebe voluntários das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.
Além de funcionar no sábado (29), a decisão de abrir os postos de coleta de sangue durante o feriado, conforme a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, representa uma estratégia do Núcleo de Captação. “Atuamos para manter nosso estoque estabilizado e, desse modo, ajudamos quem não pode doar de segunda a sexta, porque trabalha ou estuda”, salientou.
Critérios para Doação
Verônica Guedes ressaltou, entretanto, que é necessário seguir os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para se candidatar à doação voluntária de sangue. “Como antes do Feriado Nacional do Trabalho teremos o fim de semana, com muitos shows e festas, é necessário lembrar que para doar sangue o voluntário não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o comparecimento ao Hemoal”, ressaltou.
Mas é importante ficar ciente, também, que o candidato à doação de sangue deve dormir pelo menos 6 horas na noite anterior. “Outras recomendações dizem respeito a evitar o consumo de alimentos gordurosos, como feijoadas, por exemplo, porque eles interferem na qualidade do sangue coletado e que será transfundido ao paciente internado em um hospital ou maternidade”, salientou a diretora do Hemoal, ao lembrar que a pessoa não pode estar gripada, com Influenza ou com Covid-19.
Ela também pontuou que as pessoas que tenham colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, ficam impossibilitadas de doar sangue pelo período de um ano, contado a partir do dia em que fez o procedimento. “Já no caso das pessoas que já tiveram hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids e sífilis, o impedimento é definitivo”, informou Verônica Guedes.
A diretora do Hemoal recordou, no entanto, os critérios básicos exigidos para doar sangue. “Além de estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos, portar um documento de identificação oficial e original com foto e comparecer ao posto de coleta usando máscara. Se o voluntário for menor de idade, ele deve estar acompanhado do responsável legal para autorizar a doação”, descreveu Verônica Guedes, ao lembrar que as mulheres ficam impedidas de doar sangue apenas quando estão grávidas ou amamentando.
Últimas notícias
[Vídeo] Arapiraca vai sediar primeiro encontro de bandas filarmônicas do Agreste
Idosa é baleada enquanto dormia e morre em São Miguel dos Campos
Central de Monitoramento Alurb pelo WhatsApp está fora do ar para manutenção
Confira programação da abertura do Natal de Todos Nós que acontece neste sábado (6)
PC intensifica combate à violência contra a mulher e expande rede de proteção em Maceió
Ação esportiva destaca importância do diagnóstico precoce do câncer de pele
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
