Alagoas teve 32 mil doadores de sangue em 2022; estoque no Hemoal continua abaixo do desejado
Sangues do tipo O e B negativos não estão disponíveis
O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta quarta-feira (14). Em Alagoas, o número de doadores de sangue em 2022 foi de 32.147, o maior já registrado nos últimos cinco anos. Contudo, o estoque do banco de sangue encontra-se abaixo do desejado.
O número de bolsas de sangue também foi o maior já registrado na última meia década, sendo de 35.021 no ano passado, de acordo com a diretoria do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).
Apesar do número de doações de sangue ter atingido um novo recorde em comparação aos anos anteriores, o Hemoal, localizado no Trapiche da Barra, em Maceió, encontra-se com o seu estoque em nível crítico, contendo apenas 69 bolsas, das 400 necessárias, representando somente 17,25% do total.
Atualmente, não é possível encontrar bolsas dos tipos sanguíneos O e B negativos. O sangue do tipagem O é considerado como um doador universal, sendo imprescindível a sua disponibilidade para eventuais casos de necessidade.
COMO DOAR
Para doar sangue em Maceió, a população pode se dirigir às unidades localizadas nos bairros Trapiche e Via Expressa de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados, das 7h30 às 17h.
Já na unidade localizada no Farol, dentro do Hospital Veredas, a população pode doar nas terças e quintas-feiras, das 7h às 17h.
Para ser um doador de sangue, é necessário: Ter entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg; Não estar gestante ou lactante; Não ter contraído doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos; Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a coleta; Esperar um ano da aplicação caso tenha feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação e piercing e aguardar dois meses entre as doações, caso seja uma pessoa do sexo masculino e três meses, caso seja do sexo feminino.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
