Rosa Weber marca posse de Zanin no STF para 3 de agosto
Presidente da Suprema Corte se reuniu com o advogado, nesta quinta-feira (22), por cerca de 40 minutos

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou, nesta quinta-feira (22), a posse do advogado Cristiano Zanin para o dia 3 de agosto.
Weber teve uma reunião com Zanin que durou cerca de 40 minutos onde foi definido a data da posse. Após o encontro o jurista se reuniu com os demais ministros do STF antes da retomada da sessão do dia.
Zanin também conversou com a cúpula administrativa para obter detalhes sobre como será o funcionamento de seu gabinete. Ele assumirá uma cadeira na Corte com o segundo menor acervo: são 534 processos que ele herdará de seu antecessor, Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.
O advogado foi indicado ao STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1° de junho. Zanin poderá ficar na Corte até 2050, quando completa 75 anos e precisa se aposentar obrigatoriamente.
Na última quarta-feira (21) o plenário do Senado Federal aprovou o nome do jurista para ocupar o cargo de ministro. Foram 58 votos a favor e 18 contrários, sem abstenções. Eram necessários 41 votos pela aprovação.
Quem é Zanin
Cristiano Zanin se formou em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999.
É especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.
Em 2004, fundou a Teixeira Zanin Martins Advogados, que funcionou até 2022. Também fundou, em 2018, o Lawfare Institute. Em julho de 2022, fundou a Zanin Martins Advogados com Valeska Zanin Martins, sua esposa.
Conforme o currículo distribuído por sua assessoria, Zanin tem 25 anos de trabalho na advocacia.
“Já atuou, ou ainda atua, em mais de 100 processos perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e mais de 550 perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ)”, diz o texto.
De casos com grande repercussão, destacam-se a recuperação judicial da Varig, a falência da Transbrasil, e a revisão do acordo de leniência da J&F, Zanin se tornou o principal advogado de Lula nas investigações da Lava Jato, conquistando inúmeras vitórias em processos envolvendo o petista.
Ele foi um dos autores do habeas corpus que resultou na anulação das suas condenações.
Assim, Lula teve os direitos políticos restabelecidos e concorreu às eleições presidenciais de 2022, que lhe garantiram o terceiro mandato como presidente da República.
Zanin foi professor de Direito Civil e Direito Processual Civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) e é membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da International Bar Association (IBA).
*Com informações de Luciana Amaral e Lucas Mendeso Federal aprovou o nome do jurista para ocupar o cargo de ministro. Foram 58 votos a favor e 18 contrários, sem abstenções. Eram necessários 41 votos pela aprovação.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
