Política

Rosa Weber marca posse de Zanin no STF para 3 de agosto

Presidente da Suprema Corte se reuniu com o advogado, nesta quinta-feira (22), por cerca de 40 minutos

Por 7Segundos com CNN Brasil 22/06/2023 19h07
Rosa Weber marca posse de Zanin no STF para 3 de agosto
Presidente do STF, ministra Rosa Weber recebem em audiência o advogado Cristiano Zanin, aprovado para o cargo de ministro do Tribunal - Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou, nesta quinta-feira (22), a posse do advogado Cristiano Zanin para o dia 3 de agosto.

Weber teve uma reunião com Zanin que durou cerca de 40 minutos onde foi definido a data da posse. Após o encontro o jurista se reuniu com os demais ministros do STF antes da retomada da sessão do dia.

Zanin também conversou com a cúpula administrativa para obter detalhes sobre como será o funcionamento de seu gabinete. Ele assumirá uma cadeira na Corte com o segundo menor acervo: são 534 processos que ele herdará de seu antecessor, Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

O advogado foi indicado ao STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1° de junho. Zanin poderá ficar na Corte até 2050, quando completa 75 anos e precisa se aposentar obrigatoriamente.

Na última quarta-feira (21) o plenário do Senado Federal aprovou o nome do jurista para ocupar o cargo de ministro. Foram 58 votos a favor e 18 contrários, sem abstenções. Eram necessários 41 votos pela aprovação.

Quem é Zanin
Cristiano Zanin se formou em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999.

É especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.

Em 2004, fundou a Teixeira Zanin Martins Advogados, que funcionou até 2022. Também fundou, em 2018, o Lawfare Institute. Em julho de 2022, fundou a Zanin Martins Advogados com Valeska Zanin Martins, sua esposa.

Conforme o currículo distribuído por sua assessoria, Zanin tem 25 anos de trabalho na advocacia.

“Já atuou, ou ainda atua, em mais de 100 processos perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e mais de 550 perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ)”, diz o texto.

De casos com grande repercussão, destacam-se a recuperação judicial da Varig, a falência da Transbrasil, e a revisão do acordo de leniência da J&F, Zanin se tornou o principal advogado de Lula nas investigações da Lava Jato, conquistando inúmeras vitórias em processos envolvendo o petista.

Ele foi um dos autores do habeas corpus que resultou na anulação das suas condenações.

Assim, Lula teve os direitos políticos restabelecidos e concorreu às eleições presidenciais de 2022, que lhe garantiram o terceiro mandato como presidente da República.

Zanin foi professor de Direito Civil e Direito Processual Civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) e é membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da International Bar Association (IBA).

*Com informações de Luciana Amaral e Lucas Mendeso Federal aprovou o nome do jurista para ocupar o cargo de ministro. Foram 58 votos a favor e 18 contrários, sem abstenções. Eram necessários 41 votos pela aprovação.