Rodrigo Cunha volta a cobrar pagamento do Estado aos hospitais de Alagoas
“A situação já ultrapassou o inaceitável”, diz o senador
O senador Rodrigo Cunha (PODE) voltou a cobrar nesta quarta-feira (28) o “pagamento urgente por parte do Governo do Estado dos valores devidos aos hospitais de Alagoas, que estão sofrendo sem repasse da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), alguns enfrentando greves e, principalmente, deixando de atender de forma digna e decente a sociedade alagoana. A situação atual já ultrapassou o inaceitável”, disse Cunha.
Na última segunda-feira (26), uma nova audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) foi realizada e o compromisso do governo estadual foi o de apresentar um plano de pagamentos os hospitais em 48 horas. Algumas instituições estão sem quitar compromissos com fornecedores, com atendimento comprometido e sem pagar seus trabalhadores, funcionários e prestadores de serviço.
“Tem também outras situações como a de hospitais de Arapiraca e de diversas outras unidades hospitalares em todo o estado. Já solicitamos à Controladoria Geral da União e ao Ministério da Saúde uma auditoria nas contas da Secretaria de Saúde de Alagoas sobre o repasse de recursos do SUS aos hospitais de Alagoas. A informação é de que a dívida possa chegar a R$ 130 milhões. Não podemos tolerar este atraso, muito menos trabalhadores sem salários e principalmente falta de atendimento à população”, destacou o senador.
No final de maio, o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Alagoas (Sindhospital) divulgou nota lamentando o atraso nos pagamentos e afirmando que “tal situação penaliza a população alagoana que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) e conforme dados do Ministério da Saúde, referentes ao ano de 2022, as redes privada e filantrópica de Alagoas responderam por 67%, ou seja, 139,7 milhões dos procedimentos hospitalares pelo SUS, contra 33% (66,8 milhões) da administração pública”.
Últimas notícias
Nikolas se manifesta após votar contra a MP do programa Gás do Povo
Quem é o médico preso suspeito de estuprar pacientes em atendimentos
STJ revoga habeas corpus de Oruam e pede a prisão do rapper. Entenda
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas na BR-104 em Rio Largo
Carnaval 2026 de Maragogi resgata raízes culturais e aposta em tradição, segurança e geração de renda
Caio Bebeto propõe inclusão da Bíblia nos acervos escolares de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
