Política

Rui Costa sugere uso de Porto de Maceió para armazenar sal e outros minerais, após polêmica do ácido sulfúrico

A medida faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal

30/06/2023 12h12 - Atualizado em 30/06/2023 14h02
Rui Costa sugere uso de Porto de Maceió para armazenar sal e outros minerais, após polêmica do ácido sulfúrico
Rui Costa - Foto: Reprodução/Veja

Da Redação 7 Segundos

Após polêmica sobre a construção de terminal no Porto de Maceió para armazenar ácido sulfúrico, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, apresenta sugestão para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decidir se permitirá arrendar o terminal MAC15 da unidade portuária da capital alagoana para manejo de granéis sólidos minerais, especialmente sal.

A iniciativa faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que além do Porto de Maceió, deverá contemplar mais dez terminais portuários de outras cidades do país , conforme publicação na edição desta sexta-feira (30), do Diário Oficial da União (DOU), subscrita por Rui Costa que preside o conselho do PPI.

Ainda não há informações de estimativa de quantos empregos poderão ser gerados ao longo do contrato de arrendamento da área de aproximadamente 42 mil/m², bem como qual será a previsão de investimento que o empreendimento irá receber. Também não se tem a definição do tempo de exploração do terminal.

A resolução informa somente que o terminal denominado MAC15 está com estimativa de publicação de edital para o 3° trimestre de 2023 e a estimativa para o leilão, o 4° trimestre deste ano.