Maceió registra mais de 2,5 mil mortes por câncer de pulmão
Capital possui a terceira menor taxa de mortalidade do Nordeste
Nesta terça-feira (29) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, um dos principais fatores para o desenvolvimento do câncer de pulmão em todo o mundo. Entre os anos de 1979 e 2021 Maceió registrou 2.515 óbitos ocasionados pela doença.
No município, a taxa de mortalidade pela doença é a terceira menor entre as capitais do Nordeste. De acordo com os dados da Organização Pan-Americana de Saúde, em conjunto com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a capital de Alagoas possui uma taxa de mortalidade de 7,62 para cada 100 mil habitantes.
Entre as demais capitais da região, a cidade com a maior taxa de mortalidade para casos de câncer de pulmão é Recife, com uma taxa de fatalidade de 11,52 para cada 100 mil pessoas acometidas pela doença. Em segundo lugar está Fortaleza, com 9,13 e em terceiro Natal, com 9,54, levando em consideração a mesma proporção.
PARE DE FUMAR
Em busca de auxiliar fumantes na sua busca por abandonar o vício, a Prefeitura de Maceió possui o Programa de Cessação do Tabagismo, com três núcleos instalados na capital, localizados no 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço), na UBS João Paulo II (Jacintinho) e no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Tabuleiro do Martins).
Não é necessário encaminhamento médico para ter acesso ao tratamento. O paciente precisa apenas ir ao Núcleo do projeto mais próximo de sua residência, portando em mãos seu RG e o cartão do SUS, para fazer a sua inscrição. No momento do cadastro são coletados dados pessoais do usuário e uma anamnese é feita, relacionada às condições de saúde e ao vício.