Maceió registra mais de 2,5 mil mortes por câncer de pulmão
Capital possui a terceira menor taxa de mortalidade do Nordeste
Nesta terça-feira (29) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, um dos principais fatores para o desenvolvimento do câncer de pulmão em todo o mundo. Entre os anos de 1979 e 2021 Maceió registrou 2.515 óbitos ocasionados pela doença.
No município, a taxa de mortalidade pela doença é a terceira menor entre as capitais do Nordeste. De acordo com os dados da Organização Pan-Americana de Saúde, em conjunto com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a capital de Alagoas possui uma taxa de mortalidade de 7,62 para cada 100 mil habitantes.
Entre as demais capitais da região, a cidade com a maior taxa de mortalidade para casos de câncer de pulmão é Recife, com uma taxa de fatalidade de 11,52 para cada 100 mil pessoas acometidas pela doença. Em segundo lugar está Fortaleza, com 9,13 e em terceiro Natal, com 9,54, levando em consideração a mesma proporção.
PARE DE FUMAR
Em busca de auxiliar fumantes na sua busca por abandonar o vício, a Prefeitura de Maceió possui o Programa de Cessação do Tabagismo, com três núcleos instalados na capital, localizados no 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço), na UBS João Paulo II (Jacintinho) e no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Tabuleiro do Martins).
Não é necessário encaminhamento médico para ter acesso ao tratamento. O paciente precisa apenas ir ao Núcleo do projeto mais próximo de sua residência, portando em mãos seu RG e o cartão do SUS, para fazer a sua inscrição. No momento do cadastro são coletados dados pessoais do usuário e uma anamnese é feita, relacionada às condições de saúde e ao vício.
Últimas notícias
'Barbie humana': o que se sabe sobre influencer encontrada morta
Presidente do México sofre assédio sexual na rua enquanto cumprimentava apoiadores
Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 no domingo
Maceió deve ganhar museu em memória do afundamento de bairros causado pela Braskem
Moraes recebe entidades de direitos humanos no STF para discutir megaoperação no Rio
Suspeito de matar mulher no Sertão de AL é preso no Mato Grosso
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
