Mundo

Israel diz que matou centenas de combatentes do Hamas e feriu milhares

Informação partiu de um porta-voz das Forças de Defesa de Israel neste domingo (08)

Por 7segundos com CNNBrasil 08/10/2023 16h04
Israel diz que matou centenas de combatentes do Hamas e feriu milhares
Ofensiva israelense ocorreu na madrugada deste domingo (08) - Foto: Reprodução/Internet

As tropas israelenses mataram centenas de combatentes do grupo islâmico Hamas, classificado pelos Estados Unidos e pela União Europeia como grupo terrorista, disse um porta-voz das Forças de Defesa de Israel neste domingo (8). Outros milhares ficaram feridos e dezenas foram capturados.

O contra-ataque começou às 3h45 deste domingo, no horário local, com “dezenas de toneladas de bombas” lançadas, segundo o porta-voz da Defesa israelense, contra-almirante Daniel Hagari.

Os militares destruíram cerca de 800 alvos, incluindo plataformas de lançamento usadas pelo Hamas. Foram utilizados 50 aviões para atacar 120 alvos somente em Beit Hanoun, que destruíram todos os pontos do Hamas lá, de acordo com Hagari.

Neste domingo, foram relatados conflitos em uma série de comunidades israelitas perto de Gaza, incluindo Kfar Aza, Nahal Oz, Kissufim e Be’eri, destacou a autoridade.

Na costa, perto da comunidade de Zikim, os militares israelenses impediram o desembarque de um esquadrão do Hamas, ainda segundo o porta-voz.

Israel iniciou uma contraofensiva contra o grupo palestino Hamas depois de o país ter sido atacado no sábado (7). Centenas de pessoas morreram e milhares estão feridas, segundo autoridades locais.

Após os ataques, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o país está "em guerra". A ofensiva do Hamas provocou forte reação da comunidade internacional e será tema de reunião emergencial do Conselho de Segurança da ONU.

Na madrugada deste domingo (8), pelo horário local, forças de Defesa de Israel pediram aos civis que deixem suas casas em Gaza. Diversas companhias aéreas de todo o mundo anunciaram o cancelamento dos voos para Israel.