Política

Deputado Leonam cobra punição severa e responsabilidade da Braskem sobre vítimas

Moradores seguem sendo realocados em provável colapso de mina no Mutange

Por 7Segundos com Assessoria 01/12/2023 09h09 - Atualizado em 01/12/2023 11h11
Deputado Leonam cobra punição severa e responsabilidade da Braskem sobre vítimas
O deputado colocou todo o seu gabinete a disposição da população afetada - Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Alagoas, em sessão ordinária nesta quinta-feira (30), repercutiu o caso envolvendo os tremores de terra nos bairros do Mutange e Pinheiro. Em sua fala, o deputado Delegado Leonam cobrou que os responsáveis pelos danos causados em Maceió decorrentes da extração de sal-gema sejam punidos de forma exemplar.

“Nós estamos falando de um crime ambiental e ninguém da Braskem vai preso não? Porque eu tenho certeza que como agora nessa situação o uso da força policial para seus fins específicos foi utilizado, mas um desastre ambiental que impactou toda a sociedade alagoana, tem repercussão nacional e nós não vemos ninguém da empresa ser responsabilizado efetivamente”, pressionou.

O parlamentar também comentou sobre a retirada de moradores de suas residências na noite dessa quarta-feira (29), já que segundo a Defesa Civil, havia cerca de 23 residências próximo ao provável local de impacto da mina. “Estamos agora diante de um novo episódio e outros moradores estão precisando ser realocados. E o Poder Judiciário que poderia em sua decisão determinar o local aonde essas pessoas iriam, destinando para um local um pouco mais digno, já que elas foram retiradas durante a madrugada”, destacou.

Por fim, o deputado colocou todo o seu gabinete a disposição da população afetada, além de salientar que deve permanecer junto ao Gabinete de Crise ajudando no que for possível. “Estamos acompanhando essa situação de maneira estarrecida e gostaríamos que houvesse um direcionamento melhor, principalmente sobre quem deveria arcar com toda essa situação. Devemos desfazer os palanques e unir forças nesse momento, com governo federal, estadual e municipal. É esse o nosso papel aqui na Assembleia”, finalizou.