Saúde

Pam Salgadinho oferece exame neurológico que só era feito na rede privada

Desde outubro, quando passou a ser oferecido, 500 procedimentos de eletroneuromiografia já foram realizados pelos SUS em Maceió

Por 7Segundos com assessoria 24/12/2023 13h01
Pam Salgadinho oferece exame neurológico que só era feito na rede privada
Doença afeta nervos e músculos - Foto: Reprodução/Internet

Empenhada em buscar melhorias no acesso dos usuários aos serviços de saúde do Município, a Secretaria de Saúde de Maceió agora passa a disponibilizar em sua rede especializada o exame de Eletroneuromiografia, que ajuda no diagnóstico de doenças que afetam nervos e músculos. O procedimento, que está sendo ofertado no Pam Salgadinho desde outubro de 2023, já oportunizou a realização de, aproximadamente, 500 exames à população desde a sua implantação.

De acordo com a Coordenação Geral da Atenção Especializada da Saúde de Maceió, a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) já contempla o exame de eletroneuromiografia. Entretanto, em Maceió, ainda não era ofertado devido ao alto custo para aquisição de insumos e equipamentos. Com isso, o serviço só era disponibilizado na rede privada, com valor médio de R$ 550,00 a cada dois membros, podendo chegar a R$1.200,00.

“A Secretaria de Saúde de Maceió, por meio da Diretoria de Linhas Prioritárias e sua Coordenação Geral da Atenção Especializada, abriu processo para aquisição do equipamento e insumos, o que possibilitou a implantação do serviço em uma unidade própria especializada para ser realizado via SUS. Assim, o serviço é algo novo em Maceió, garantindo aos usuários que necessitem realizar esse exame o façam de forma gratuita, com qualidade e humanização”, afirmou a coordenadora geral da Atenção Especializada, Janaína Paula Sobral.

Sobre o exame


A eletroneuromiografia é um exame neurofisiológico utilizado no diagnóstico de doenças que afetam nervo e músculo. Com a eletroneuromiografia é possível diagnosticar doenças como a Síndrome do Túnel do Carpo, Hérnia de Disco, Polineuropatia e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

A médica neurologista do Pam Salgadinho, Fernanda Thaysa Avelino, explicou como é feito o procedimento nos pacientes. “O exame é dividido em duas partes, fazendo um estudo de condução para avaliar a função dos nervos, que é realizado por meio de choques de baixa intensidade e bem tolerados pelo paciente, e pela Eletromiografia, onde uma agulha de fino calibre é inserida no paciente para avaliação de músculos e raízes nervosas”, disse.

A especialista ainda ressaltou sobre quando é necessário realizar o exame e o que deve ser feito após realizá-lo e descobrir um diagnóstico. “A eletroneuromiografia deve ser realizada quando há suspeita de lesão de sistema nervoso periférico, ou seja, em nervo, músculos, raízes, lesão de plexo e junção neuromuscular. Ao ter um diagnóstico confirmado através do exame de eletroneuromiografia, o paciente deve retornar ao médico que solicitou o exame para realizar o tratamento mais adequado e direcionado para a patologia”, complementou.

Como acessar o serviço


O exame está sendo realizado no Bloco A do Pam Salgadinho, unidade de média complexidade situada no bairro do Poço, e o agendamento deve ser feito por meio do Sistema Pronto! - Marcação e Regulação de Consultas e Exames, acessando seu WhatsApp pelo número (82) 3312-5492 e cadastrando o pedido.