Pam Salgadinho oferece exame neurológico que só era feito na rede privada
Desde outubro, quando passou a ser oferecido, 500 procedimentos de eletroneuromiografia já foram realizados pelos SUS em Maceió

Empenhada em buscar melhorias no acesso dos usuários aos serviços de saúde do Município, a Secretaria de Saúde de Maceió agora passa a disponibilizar em sua rede especializada o exame de Eletroneuromiografia, que ajuda no diagnóstico de doenças que afetam nervos e músculos. O procedimento, que está sendo ofertado no Pam Salgadinho desde outubro de 2023, já oportunizou a realização de, aproximadamente, 500 exames à população desde a sua implantação.
De acordo com a Coordenação Geral da Atenção Especializada da Saúde de Maceió, a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) já contempla o exame de eletroneuromiografia. Entretanto, em Maceió, ainda não era ofertado devido ao alto custo para aquisição de insumos e equipamentos. Com isso, o serviço só era disponibilizado na rede privada, com valor médio de R$ 550,00 a cada dois membros, podendo chegar a R$1.200,00.
“A Secretaria de Saúde de Maceió, por meio da Diretoria de Linhas Prioritárias e sua Coordenação Geral da Atenção Especializada, abriu processo para aquisição do equipamento e insumos, o que possibilitou a implantação do serviço em uma unidade própria especializada para ser realizado via SUS. Assim, o serviço é algo novo em Maceió, garantindo aos usuários que necessitem realizar esse exame o façam de forma gratuita, com qualidade e humanização”, afirmou a coordenadora geral da Atenção Especializada, Janaína Paula Sobral.
Sobre o exame
A eletroneuromiografia é um exame neurofisiológico utilizado no diagnóstico de doenças que afetam nervo e músculo. Com a eletroneuromiografia é possível diagnosticar doenças como a Síndrome do Túnel do Carpo, Hérnia de Disco, Polineuropatia e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
A médica neurologista do Pam Salgadinho, Fernanda Thaysa Avelino, explicou como é feito o procedimento nos pacientes. “O exame é dividido em duas partes, fazendo um estudo de condução para avaliar a função dos nervos, que é realizado por meio de choques de baixa intensidade e bem tolerados pelo paciente, e pela Eletromiografia, onde uma agulha de fino calibre é inserida no paciente para avaliação de músculos e raízes nervosas”, disse.
A especialista ainda ressaltou sobre quando é necessário realizar o exame e o que deve ser feito após realizá-lo e descobrir um diagnóstico. “A eletroneuromiografia deve ser realizada quando há suspeita de lesão de sistema nervoso periférico, ou seja, em nervo, músculos, raízes, lesão de plexo e junção neuromuscular. Ao ter um diagnóstico confirmado através do exame de eletroneuromiografia, o paciente deve retornar ao médico que solicitou o exame para realizar o tratamento mais adequado e direcionado para a patologia”, complementou.
Como acessar o serviço
O exame está sendo realizado no Bloco A do Pam Salgadinho, unidade de média complexidade situada no bairro do Poço, e o agendamento deve ser feito por meio do Sistema Pronto! - Marcação e Regulação de Consultas e Exames, acessando seu WhatsApp pelo número (82) 3312-5492 e cadastrando o pedido.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
