Alagoas

Central Já! do Maceió Shopping inaugura sala exclusiva para atender pessoas com espectro autista

Espaço oferece emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e documentos exclusivos para pessoas com deficiência

Por 7Segundos com Assessoria 25/03/2024 15h03
Central Já! do Maceió Shopping inaugura sala exclusiva para atender pessoas com espectro autista
Expectativa inicial é de 15 atendimentos diários, mas o número pode aumentar conforme a demanda - Foto: Vitoria Patriota/ Ascom Seplag

A Central Já! do Maceió Shopping, em Mangabeiras, recebeu uma sala exclusiva para atender pessoas com espectro autista e outros tipos de deficiência. O espaço foi inaugurado nesta segunda-feira (25), com o objetivo de receber este público de maneira mais acessível e personalizada. A iniciativa foi uma parceria entre a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Instituto de Identificação e Maceió Shopping.

De acordo com a Seplag, secretaria responsável por administrar as Centrais Já! de Alagoas, a nova sala oferece emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN), Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência.

A expectativa inicial é de 15 atendimentos diários no novo espaço, mas o número pode aumentar conforme a demanda. Ainda segundo a Seplag, a necessidade de criar a sala surgiu ao observar dificuldades de colher informações para a confecção de documentos.

“Pessoas com espectro autista costumam ter incômodos sensoriais e de comunicação visual. Com o objetivo de facilitar e tornar a experiência de tirar o documento ainda mais confortável a essas pessoas e suas famílias, decidimos unir forças para criar o espaço”, explicou o secretário executivo de Gestão Interna da Seplag, Jefferson Cirqueira. A Secretaria de Estado Extraordinária da Primeira Infância (Secria) também é parceira na iniciativa.

Os atendimentos nas Centrais Já! são feitos a partir de agendamentos no link agendamento.seplag.al.gov.br. Para atendimento ao público com espectro autista, é necessário apresentar laudo médico, certidão de nascimento e CPF. Todos os documentos devem ser originais. Os pais ou responsáveis devem estar munidos com o RG. A Secretaria de Cidadania irá capacitar dois colaboradores do Instituto de Identificação para atendimento especializado.

Estrutura


A construção da sala para atendimentos exclusivos a pessoas com deficiência foi pensada junto a uma equipe de profissionais da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef). Segundo a assessora técnica do órgão, Amanda Accioly, foram mobilizadas uma terapeuta ocupacional, engenheira e arquiteta para orientar a construção do espaço, conforme a necessidade do público atendido.

“Pensamos em um lugar que integrasse outros tipos de deficiências. Projetamos um espaço amplo, com rampas, para atender pessoas com cadeira de rodas. Também revestimos as paredes com material seguro e solicitamos iluminação regulada e atendentes capacitados. A missão é atender de maneira segura, acolhedora e minimizar os impactos das crises vivenciadas por pessoas com espectro autista”, explicou Amanda Accioly.

Centrais de Atendimento ao Cidadão - Já!


As Centrais Já!, de Alagoas, são unidades de atendimento à população, que concentram serviços de diversos órgãos públicos e entidades, de maneira ágil e simplificada. O objetivo é reduzir a burocracia e deslocamentos desnecessários, e tornar a Administração Pública mais próxima da população.