TJ/AL promove ação de capacitação pelo fim da violência contra a mulher
Juízas integrantes da Coordenadoria da Mulher do TJAL conduziram treinamento, nesta sexta (5); ação faz parte da campanha “Ei, mulher! Dê uma basta”
Mais uma etapa da campanha “Ei, mulher! Dê um basta” foi firmada entre o Judiciário e os shoppings centers de Alagoas. Cerca de 30 líderes da área administrativa do Maceió Shopping foram capacitados nesta sexta (5).
Com o treinamento, o conhecimento será propagado entre os funcionários, que poderão identificar situações de violência dentro do centro de compras, agindo inclusive de forma preventiva. O treinamento visa a segurança tanto das consumidoras, como das colaboradoras.
A capacitação foi conduzida pelas juízas da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Eliana Machado, Natália Castro, Luana Freitas e Lívia Matos; e pela tenente-coronel Danielli Assunção, comandante da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar de Alagoas (PMAL).
O que fazer?
A juíza Natália Castro destacou a importância da observação e abordagem de situações suspeitas de violência, quando presenciadas pelos funcionários do shopping.
“Ao retirar a mulher do local de risco, vocês poderão ligar para o 190. Também poderão levá-la para a Casa da Mulher Alagoana ou para a Central de Flagrantes. Assim, estarão fazendo a parte de vocês e impedindo que essa violência progrida”.
Segundo a tenente-coronel Danielli Assunção, todos são importantes no combate efetivo da violência contra a mulher.
“Quando a Patrulha chegou a rede era pequena, mas agora temos esse exército cada vez maior, porque todos vocês estão entendendo que também fazem parte dessa rede. Todos somos soldados na defesa das mulheres em nosso estado”.
Acolhimento
Durante a capacitação, a magistrada Luana Freitas ressaltou que o acolhimento é essencial para quem está vivendo um momento de violência.
“Quando a mulher está passando por isso ela já se sente envergonhada. Então, se sentir julgada por quem ela está procurando ajuda, a deixa ainda pior. Ao ajudar, não as julguem e sejam um acolhimento para que elas saiam daquela situação”.
Um lugar seguro
Cleidir Vieira, gestor de segurança do Maceió Shopping, explicou que algumas dúvidas, principalmente sobre a abordagem, foram sanadas com o treinamento.
“Nós já temos procedimentos internos para agirmos quando identificamos uma situação anormal, e agora teremos ainda mais capacidade de identificar e abordar da forma correta a mulher que estiver passando por um momento de violência, e assim poderemos ajudá-las”.
Atualmente, o Maceió Shopping conta com cerca de 300 colaboradores na área administrativa, que irão colaborar com o combate à violência contra a mulher.
Participaram também da ação Paula Lopes, diretora da Casa da Mulher Alagoana; e a capitã Priscila Cavalcante, comandante da Patrulha Maria da Penha em Arapiraca.
Campanha
De abril a novembro, o TJAL e a Patrulha Maria da Penha irão promover treinamentos voltados para os funcionários dos shoppings centers participantes da campanha, além de outras ações educativas.
O objetivo é utilizar os espaços para atingir cada vez mais pessoas, conscientizando-as sobre a importância da denúncia e do combate à violência contra a mulher.
Últimas notícias
Haddad diz não saber se continuará na Fazenda caso Lula seja reeleito
Tardezinha Cultural: programação do fim de semana tem forró, capoeira e show para crianças
Caio Bebeto convoca população para construção coletiva de projeto que reforça prevenção à saúde no esporte
EUA declara quatro grupos antifascistas europeus como terroristas
ONU reclama de falta de estrutura na COP30 e governo Lula rebate
Chery Fulwin X3L tenta subir escadaria de 999 degraus, mas desempenho decepciona
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
