Segurança

TJ/AL promove ação de capacitação pelo fim da violência contra a mulher

Juízas integrantes da Coordenadoria da Mulher do TJAL conduziram treinamento, nesta sexta (5); ação faz parte da campanha “Ei, mulher! Dê uma basta”

Por 7Segundos, com Ascom 05/04/2024 13h01
TJ/AL promove ação de capacitação pelo fim da violência contra a mulher
Cerca de 30 líderes do Maceió Shopping foram capacitados nesta sexta (5). Foto: Maria Eduarda Baltar. - Foto: Ascom / TJAL

Mais uma etapa da campanha “Ei, mulher! Dê um basta” foi firmada entre o Judiciário e os shoppings centers de Alagoas. Cerca de 30 líderes da área administrativa do Maceió Shopping foram capacitados nesta sexta (5).

Com o treinamento, o conhecimento será propagado entre os funcionários, que poderão identificar situações de violência dentro do centro de compras, agindo inclusive de forma preventiva. O treinamento visa a segurança tanto das consumidoras, como das colaboradoras.

A capacitação foi conduzida pelas juízas da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Eliana Machado, Natália Castro, Luana Freitas e Lívia Matos; e pela tenente-coronel Danielli Assunção, comandante da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar de Alagoas (PMAL).

O que fazer?


A juíza Natália Castro destacou a importância da observação e abordagem de situações suspeitas de violência, quando presenciadas pelos funcionários do shopping.

“Ao retirar a mulher do local de risco, vocês poderão ligar para o 190. Também poderão levá-la para a Casa da Mulher Alagoana ou para a Central de Flagrantes. Assim, estarão fazendo a parte de vocês e impedindo que essa violência progrida”.

Segundo a tenente-coronel Danielli Assunção, todos são importantes no combate efetivo da violência contra a mulher.

“Quando a Patrulha chegou a rede era pequena, mas agora temos esse exército cada vez maior, porque todos vocês estão entendendo que também fazem parte dessa rede. Todos somos soldados na defesa das mulheres em nosso estado”.

Acolhimento


Durante a capacitação, a magistrada Luana Freitas ressaltou que o acolhimento é essencial para quem está vivendo um momento de violência.

“Quando a mulher está passando por isso ela já se sente envergonhada. Então, se sentir julgada por quem ela está procurando ajuda, a deixa ainda pior. Ao ajudar, não as julguem e sejam um acolhimento para que elas saiam daquela situação”.

Um lugar seguro


Cleidir Vieira, gestor de segurança do Maceió Shopping, explicou que algumas dúvidas, principalmente sobre a abordagem, foram sanadas com o treinamento.

“Nós já temos procedimentos internos para agirmos quando identificamos uma situação anormal, e agora teremos ainda mais capacidade de identificar e abordar da forma correta a mulher que estiver passando por um momento de violência, e assim poderemos ajudá-las”.

Atualmente, o Maceió Shopping conta com cerca de 300 colaboradores na área administrativa, que irão colaborar com o combate à violência contra a mulher.

Participaram também da ação Paula Lopes, diretora da Casa da Mulher Alagoana; e a capitã Priscila Cavalcante, comandante da Patrulha Maria da Penha em Arapiraca.

Campanha


De abril a novembro, o TJAL e a Patrulha Maria da Penha irão promover treinamentos voltados para os funcionários dos shoppings centers participantes da campanha, além de outras ações educativas.

O objetivo é utilizar os espaços para atingir cada vez mais pessoas, conscientizando-as sobre a importância da denúncia e do combate à violência contra a mulher.