Parkinson: neurologista alerta para dificuldade de diagnóstico
‘Nem todo tremor é Parkinson e nem todo Parkinson tem tremor’, afirma especialista
Neste 11 de abril, Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson, a neurologista Cícera Pontes concedeu entrevista ao Antena Manhã, da Rede Antena 7, falando sobre sintomas, cuidados, diagnóstico e estigmas relacionados a doença que afeta milhares de brasileiros.
Segundo a médica, apesar de ser conhecida como doença da velhice, o Mal de Parkinson pode se manifestar em pessoas de qualquer idade e não possui cura, apenas tratamento. A doença, que é neurodegenerativa, progride lentamente e evolui de diferentes formas em cada paciente, se caracterizando por uma combinação de sintomas como lentidão nos movimentos, tremor, redução do cheiro e até mesmo distúrbio comportamental do sono REM.
Contudo, ela reitera que o diagnóstico, feito somente por médicos, não é tão simples. “Nem todo tremor é Parkinson e nem todo Parkinson tem tremor”, afirmou a neurologista.
Ela explica que os sintomas isolados podem se manifestar em pessoas que não possuem Parkinson, enquanto quem possui a doença pode não ter a combinação de todos os sintomas. “Cada paciente é um paciente”, completou a doutora.
A causa do Parkinson é desconhecida. Estudos relatam que predisposição genética e interferência do ambiente podem influenciar, assim como possuir uma alimentação disfuncional ou ser sedentário. Portanto, não há uma prevenção clara, mas a neurologista recomenda uma boa alimentação e prática de exercícios.
A entrevista completa está disponível no programa Antena Manhã desta quinta-feira (11), que você pode conferir a seguir:
*Estagiário sob a supervisão da redação.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
