Primeira captação de órgãos para transplante no HGE salva a vida de quatro pessoas
Doador, de 49 anos, foi diagnosticado com morte encefálica após sofrer acidente de trânsito e doou córnea e rins
O Hospital Geral do Estado (HGE), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou nesta sexta-feira (12), a primeira captação de órgãos da unidade. A Central de Transplante de Alagoas organizou a captação de rins e córneas de um doador de 49 anos diagnosticado com morte encefálica. Os órgãos beneficiarão quatro alagoanos que aguardam na lista de espera.
O procedimento foi realizado por médicos captadores de Alagoas. A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, ressaltou que a captação na unidade é um diferencial para saúde pública no estado. “É um sentimento de muita gratidão, principalmente porque a família disse sim à doação no momento de maior dor”, afirmou.
A enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Ane Karine, conta que a equipe multiprofissional ficou emocionada e ansiosa com a primeira captação realizada na unidade. “Um gesto de amor e carinho da família que aceitou a doação, onde foram captados os rins e as córneas para contemplar as pessoas que estão na fila de espera. Esperamos que esse gesto sirva de exemplo para conscientização da população sobre a doação de órgãos”, destacou.
O irmão do doador, Gabriel Correia, salientou a importância da doação de órgãos e ressaltou que os familiares estão conscientes que este gesto irá ajudar outras pessoas que esperam por um transplante. “Minha família decidiu fazer doação dos órgãos do meu irmão e acreditamos que eles podem beneficiar outras vidas e, assim, meu irmão vai continuar ajudando as pessoas, como ele sempre fez em vida. Acreditamos que será muito útil, existem mães que estão chorando e esperando que apareça um doador e nos conscientizamos de fazer a doação dos órgãos do meu irmão”, frisou.
COMO SER DOADOR
Atualmente, para ser doador, não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar à família o desejo da doação, que se efetiva após autorização familiar, conforme a Lei 10.211 de 23 de março de 2001. Podem ser doadores os cidadãos com idade acima ou igual a dois anos e abaixo de 80, conforme autorização de um parente de primeiro grau, como irmão, cônjuge e pai ou mãe. Também é necessária a presença de duas testemunhas para a autorização.
Os destinos dos órgãos ou tecidos são indicados segundo a lista de espera regulada pelo Sistema Nacional de Transplantes e de acordo com critérios de urgência, tempo de espera e compatibilidade. Na lista de espera por um órgão ou tecido, conforme a Central de Transplantes, Alagoas tem 553 pessoas, onde 511 aguardam por um transplante de córnea, 36 por um de rim e seis por um de fígado.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que o fato de o HGE ter realizado a primeira captação na própria unidade é um marco para a saúde pública de Alagoas. "O HGE é o hospital alagoano que mais se dedica a encontrar potenciais doadores de órgãos, isso deve ser evidenciado. E agora, com a primeira captação de órgãos acontecendo na própria unidade, estamos ainda mais orgulhosos pelos tantos benefícios que ele proporciona para o SUS e o povo alagoano", salientou o gestor da saúde.
Últimas notícias
AMA faz parceria com Ipea e Fiocruz Brasília para seminário a técnicos municipais.
DPU promove mutirão de atendimento em União dos Palmares
HGE registra 331 novos atendimentos no feriadão da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares
Perícia Criminal analisa dinâmica de acidente que deixou motociclista morto em Maceió
[Vídeo] Famílias pressionam por respostas sobre demarcação de terras em Palmeira dos Índios
Presidente da AMA participa de evento do Conisul
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
