Ginásio de escola municipal está sendo ocupado há 9 meses por desabrigados das chuvas
Segundo a diretora da escola, Gilda Verbênia, o caso tem prejudicado os alunos e a dinâmica das aulas na escola
Há cerca de nove meses o ginásio da Escola Municipal Nosso Lar, localizada no bairro Vergel do Lago, em Maceió, vem sendo ocupado por quatro famílias que perderam suas casas durante o período de chuvas no ano de 2023. Na manhã desta quarta-feira (17), representantes da escola e os desabrigados, falaram com a equipe da Rede Antena 7 sobre a situação que eles vêm passando.
Segundo a diretora da escola, Gilda Verbênia, o caso tem prejudicado os alunos e a dinâmica das aulas na escola. Segundo ela, a situação, que deveria ter sido provisória, se tornou permanente. Ela conta que já foi cobrado diversas vezes aos órgãos competentes, uma solução para a questão dos desabrigados, porém, nada ainda foi feito.
Gilda esclarece que a família que ocupa o ginásio da escola não tem culpa do que está acontecendo, e que a escola sempre esteve de portas aberta para acolher a população que enfrenta esse tipo de situação no período chuvoso. Entretanto, lamenta que, há quase um ano, os alunos não possam usufruir do espaço que foi construído para a prática de atividades físicas das crianças.
Um dos desabrigados que ocupam o ginásio da escola, fez um apelo para que o problema seja finalmente resolvido. Roberto, que morava na Vila Brejal, conta que perdeu tudo durante as enchentes do último ano e que, desde então, está sem moradia. Ele diz, ainda, que está cadastrado no programa Minha Casa Minha Vida e que participou dos últimos sorteios coordenados pela prefeitura de Maceió, porém, ainda não foi contemplado.
Resposta
Em nota a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (SEMDES) informou que está prestando toda assistência a essas famílias, concedendo Bolsa Família, três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), água mineral, leite, kits de higienização, fraldas descartáveis e outros insumos.
Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional informou que tem acompanhado de perto a situação e ressalta que 16 pessoas já foram contempladas com unidades habitacionais e outras 37 pessoas já estão loteadas para o próximo sorteio.
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
