Prefeitura entrega reforma da unidade básica saúde de Riacho Doce
Esta será a vigésima quarta unidade a receber o Corujão da Saúde, funcionando até 21h
O prefeito de Maceió, JHC, entregou a reforma da unidade básica de saúde (UBS) Vanderlei Maria de Andrade, no bairro de Riacho Doce, na noite da última quinta-feira (25), beneficiando seis comunidades do entorno. Esta é a 24ª unidade que a atual gestão estrutura para receber o programa Corujão da Saúde, com atendimento estendido até as 21h.
No equipamento, o município investiu mais de R$ 230 mil para recuperar a fachada, consertar o telhado, impermeabilizar paredes e teto, além de promover a pintura interna e externa, revisão das instalações elétricas e reforço da laje do prédio.
Na ocasião, o prefeito JHC relembrou a situação das unidades antes da gestão e afirmou que, hoje, está mudando a realidade da saúde pública de Maceió. ”Já vimos unidades completamente insalubres, que não tinham insumos, com mofos e descarte incorreto de lixo hospitalar. As mulheres tinham que levar lençóis de casa para realizar exames ginecológicos. O Corujão da gestão passada era chegar de madrugada para ficar em frente ao posto e pegar ficha, era assim que funcionava a saúde”, relembra.
“A gente fica muito feliz de viver esse novo momento, quem imaginaria um posto de saúde funcionando até às 21 horas? Lembrem-se do esforço que estamos fazendo para mudar a realidade da saúde pública de Maceió, contratamos profissionais, criamos o programa Corujão da Saúde, pagamos melhor e em dia. Nós temos os melhores servidores de saúde do país, vamos apoiá-los e dar a garantia para que todos tenham um serviço de qualidade”, finaliza
Com a reestruturação, a UBS terá a capacidade de atender uma média de 8 mil pessoas com o modelo de Estratégia em Saúde da Família (ESF), ofertando consultas médicas, nutricionais, odontológicas, psicológicas e de enfermagem para comunidades de Riacho Doce, Garça Torta, Boca do Rio, Mirante da Sereia, Alto do Cruzeiro e Guaxuma.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Romero, afirma que a nova unidade está pronta para receber a comunidade e destaca o apoio da gestão.
“O que ouço do prefeito é estímulo diário, motivação e liberdade para entregar todas as unidades reformadas. Aqui encontro um ambiente com profissionais dedicados, um lugar digno para atender qualquer pessoa. É raro encontrar circunstâncias como essa em um pequeno bairro, com vários médicos, exames, vacinas, testes e outros serviços. Isso é extraordinário”, pontua.
Ana Patrícia é diretora da unidade de saúde e filha de Vanderli Maria de Andrade, a qual leva o nome da unidade. Ela diz que conhece as necessidades do bairro e nunca tinha visto tantas mudanças na região norte da capital.
“É muito emocionante pra mim porque ela foi a irmã Dulce de Riacho Doce. Ela ajudou muito as pessoas e pretendo dar continuidade ao trabalho da minha mãe. Quero agradecer de coração ao trabalho do JHC feito na região norte, moro aqui há anos e conheço a necessidade do bairro, eu com 42 anos nunca vi uma gestão pra fazer tanta mudança”, destaca.
Lá, a população também conta com dispensação de medicamentos, exames ginecológicos, pré-natal, pré-consulta, agendamento pelo Pronto!, planejamento familiar, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), de Covid-19, teste do pezinho para bebês, assim como curativos, vacinação, retirada de pontos, saúde da criança, adolescente, idoso, da mulher e do homem.
“Hoje a gente tem um posto de saúde diferenciado. A gente chegava aqui às três e meia da manhã para pegar ficha quando assim que o posto abrisse. Hoje está tudo organizado, não precisamos dormir em fila, temos o corujão e ficamos até no ar-condicionado”, compara Luciana Menezes, que mora em Riacho Doce há 12 anos.
A equipe da unidade é formada por médicos generalistas e pediatras, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, assistente social, farmacêutico, técnico de enfermagem, odontólogos, auxiliares de saúde bucal e assistente administrativo.
Maceió conta com 76 equipamentos de saúde, dos quais 50 foram requalificados (a maioria na parte alta - 68%). Até agora, a Prefeitura investiu R$ 15 milhões com as reformas das unidades, entregou 34 e está com 16 com obras sendo finalizadas.
Veja também
Últimas notícias
Homem é morto a tiros e outros dois ficam feridos durante evento em Marechal Deodoro
Jovem vítima de acidente em Mata Grande morre após quatro dias internada
Empresário sofre escoriações ao ter motocicleta atingida por motorista imprudente em Palmeira dos Índios
Grave acidente envolvendo três veículos é registrado próximo ao Residencial Agreste, em Arapiraca
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
