Rodrigo Cunha assina PEC que garante urgência no socorro financeiro ao RS
PEC estabelece que a calamidade ambiental seja acionada em diversos casos

O senador Rodrigo Cunha (Podemos) é um dos signatários da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 15/24. A PEC cria o chamado “orçamento de guerra”, que reserva uma cifra fora do orçamento da União – já previsto e autorizado pelo Congresso –, para atender a população em caso de tragédias e desastres naturais como o ocorrido no Rio Grande do Sul. O mecanismo é semelhante ao adotado no primeiro ano da pandemia de covid-19, em 2020. Na época, o Congresso aprovou uma PEC autorizando o uso de recursos públicos fora das regras de controle fiscal para combater a crise sanitária.
A PEC estabelece que a calamidade ambiental seja acionada nos seguintes casos: secas e estiagens; inundações; deslizamento de terra; rompimentos de barragem; contaminação de rio, mar ou solo por derramamento de substâncias tóxicas; tempestades tropicais e ciclones; incêndios florestais e outras situações em que o Congresso julgar relevante. De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB/SE), proposta contou com apoio suprapartidário de 27 senadores e, se aprovada, será de extrema importância para apoiar as ações de socorro e reconstrução do território gaúcho.
“Alagoas já foi, infelizmente mais de uma vez, vítima de enchentes que causaram mortes, destruição e prejuízos a cidades inteiras. Hoje o epicentro de um desastre desta magnitude é o Rio Grande do Sul, mas crises semelhantes ocorrem em todo o país. O Congresso precisa legislar para apoiar estados e municípios frente a estes cenários adversos. A PEC nº 15/24 não é o único meio de socorro. Investir em prevenção de desastres é vital. Porém, a proposta é um passo importante para socorrer a população em cenários como o que já vitimou o povo alagoano, e agora causa enormes danos ao povo gaúcho”, disse Cunha.
Veja também
Últimas notícias

Ex-reeducando é morto a tiros em loteamento de Arapiraca

Polícia Militar frustra ação criminosa e apreende armas e drogas em Porto Real do Colégio

Criança de 2 anos morre por meningite em Maceió; Alagoas registra 8ª morte pela doença em 2025

Alfredo Gaspar é confirmado como membro titular da Comissão Especial da PEC da Segurança Pública

Relatório dos EUA cita morte pela PM de SP em crítica ao Brasil

Em Arapiraca, ação da Sefaz retém mercadorias avaliadas em mais de R$ 1 milhão em show privado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
