Rodrigo Cunha assina PEC que garante urgência no socorro financeiro ao RS
PEC estabelece que a calamidade ambiental seja acionada em diversos casos
O senador Rodrigo Cunha (Podemos) é um dos signatários da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 15/24. A PEC cria o chamado “orçamento de guerra”, que reserva uma cifra fora do orçamento da União – já previsto e autorizado pelo Congresso –, para atender a população em caso de tragédias e desastres naturais como o ocorrido no Rio Grande do Sul. O mecanismo é semelhante ao adotado no primeiro ano da pandemia de covid-19, em 2020. Na época, o Congresso aprovou uma PEC autorizando o uso de recursos públicos fora das regras de controle fiscal para combater a crise sanitária.
A PEC estabelece que a calamidade ambiental seja acionada nos seguintes casos: secas e estiagens; inundações; deslizamento de terra; rompimentos de barragem; contaminação de rio, mar ou solo por derramamento de substâncias tóxicas; tempestades tropicais e ciclones; incêndios florestais e outras situações em que o Congresso julgar relevante. De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB/SE), proposta contou com apoio suprapartidário de 27 senadores e, se aprovada, será de extrema importância para apoiar as ações de socorro e reconstrução do território gaúcho.
“Alagoas já foi, infelizmente mais de uma vez, vítima de enchentes que causaram mortes, destruição e prejuízos a cidades inteiras. Hoje o epicentro de um desastre desta magnitude é o Rio Grande do Sul, mas crises semelhantes ocorrem em todo o país. O Congresso precisa legislar para apoiar estados e municípios frente a estes cenários adversos. A PEC nº 15/24 não é o único meio de socorro. Investir em prevenção de desastres é vital. Porém, a proposta é um passo importante para socorrer a população em cenários como o que já vitimou o povo alagoano, e agora causa enormes danos ao povo gaúcho”, disse Cunha.
Veja também
Últimas notícias
Com apoio de Daniel Barbosa, agricultores do Agreste vivem novo momento na produção de mandioca
Homem acusado de matar mulher a golpes de faca em Palmeira em 2005 é preso em SP
Em Piranhas, menor é apreendido e jovem é preso com drogas e arma de fogo
Suspeito de tráfico e adulteração de arma ligado ao Comando Vermelho é preso em Rio Largo
Casal é conduzido à delegacia após briga com foice e machado na zona rural de Taquarana
Policiais do 6º BPM prendem em Maragogi suspeito de integrar facção criminosa que atua na região
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
