Cidadania

Programa Ecoleta transforma a vida de carroceiros em Maceió

Trabalhadores vão trocar carroça por triciclo elétrico para recolher resíduos na capital

Por 7Segundos, com Assessoria 17/05/2024 11h11
Programa Ecoleta transforma a vida de carroceiros em Maceió
Programa Ecoleta troca carroça por triciclos elétricos - Foto: Crystália Tavares/ Ascom Alurb

O Programa Ecoleta, lançado pela Prefeitura de Maceió nesta quinta-feira (16), vai transformar a vida de pessoas que trabalham com o descarte de resíduos na capital alagoana.

Além do incentivo à sustentabilidade e à proteção dos animais, que serão substituídos por triciclos elétricos, a iniciativa vai inserir os carroceiros cadastrados pelo município de Maceió no mercado de trabalho formal.

Um dos jovens beneficiados é Ricardo Santos, 22 anos. Ele trabalha com o transporte de resíduos na carroça desde os 14 anos e comemora por fazer parte do programa. "Eu usava minha carroça para conseguir algo e, às vezes, voltava sem dinheiro para pôr algum alimento dentro de casa. Agora, com o programa, tenho uma renda fixa e posso voltar para casa sabendo que o sustento da minha família está garantido", diz.

Ricardo ainda cita outro benefício do programa. "Com o triciclo elétrico, meu cavalo foi aposentado e doado para que alguém que vai continuar cuidando bem dele, mas sem fazer ele carregar peso", revela.

O lançamento do programa Ecoleta foi realizado no Ecoponto da Gruta de Lourdes, que também foi entregue para a população, tornando-se o sexto equipamento deste tipo na capital. No espaço será possível descartar de forma correta e gratuita móveis inservíveis, restos de poda de árvores e de construção civil (até um metro cúbico).

O Ecoponto da Gruta se destaca por ser o primeiro do Brasil totalmente sustentável. Além de incentivar o descarte correto, o equipamento possui triciclos elétricos para os transportadores de resíduos do Ecoleta, reuso da água da chuva para higiene e irrigação do ambiente, além de energia solar.

Os materiais descartados no Ecoponto serão separados e reutilizados no futuro. Por exemplo, o resíduo da construção civil será triturado e vai se tornar matéria-prima para obras da Prefeitura de Maceió.

Os restos de poda de árvores serão triturados e vão ser utilizados como adubo orgânico para novos plantios e a preservação do viveiro de mudas da capital alagoana. Além disso, os recicláveis vão continuar sendo coletados pelas cooperativas para manter a renda extra de mais de 170 famílias.

José Teomário tem 38 anos e há 17 trabalha como carroceiro. Ele conta que sua rota sempre foi no bairro Gruta de Lourdes e o espaço, onde hoje existe o Ecoponto, era usado para o descarte incorreto de resíduos. "Eu não conhecia os Ecopontos, inclusive algumas vezes fiz o descarte incorreto. Mas, agora que temos ele aqui na Gruta, meu trabalho vai ser feito corretamente, evitando que o lixo seja jogado nas ruas", relata.

José completa dizendo que o programa Ecoleta vai melhorar sua vida. "Antes, mesmo sem conseguir trabalho durante o dia, nós tínhamos que cuidar dos cavalos, dar comida e tirar do pouco que tínhamos guardado. Graças a Deus, seremos fichados no novo trabalho, melhorando as coisas para nós", revelou.

Além do novo Ecoponto da Gruta de Lourdes, Maceió já possui outros cinco equipamentos nos bairros Tabuleiro, Santa Lúcia, Pajuçara, Vergel do Lago e no conjunto Santa Maria, na Cidade Universitária.

A Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), órgão responsável pela gestão dos equipamentos, planeja a instalação de outras unidades no Feitosa e Benedito Bentes.

Confira os endereços dos Ecopontos, que funcionam de domingo a domingo, das 6h às 18h:


Gruta: Rua Antônio Menezes de Araújo Lemos, 143 - Gruta de Lourdes;
Pajuçara: Rua Campos Teixeira, n°476;
Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão;
Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago;
Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 - Jardim Petrópolis;
Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária.