Hospital Metropolitano completa quatro anos com mais de 43 mil atendimentos
Unidade é referência nas áreas de urologia, oftalmologia, cirurgias de cabeça e pescoço, oncologia, neurologia e neurocirurgia
Gigante na saúde alagoana, o Hospital Metropolitano de Alagoas, localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, faz quatro anos com números que surpreendem. Inaugurado em maio de 2020 e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), desde a sua abertura a unidade realizou 43.037 atendimentos ambulatoriais, 5.169 cirurgias, 1.393.386 exames laboratoriais, 79.766 exames de imagem e 15.209 internações.

A unidade hospitalar, aberta emergencialmente para atender pacientes acometidos pela Covid-19, já é referência no atendimento de média e alta complexidade, em várias especialidades. Com isso, o hospital se destaca como referência nas áreas de urologia, oftalmologia, cirurgias de cabeça e pescoço, oncologia, neurologia, neurocirurgia, gastroenterologia e radiologia, entre outras.
O ambulatório do Metropolitano chama a atenção pela assistência humanizada. Que o diga José Figueiredo, de 48 anos, que passou por um procedimento cirúrgico e retornou para avaliação com especialista. “Eu sou muito grato. O hospital está de parabéns, não só pelo aniversário, mas pelo que proporciona a cada pessoa que passa por aqui. Além do carinho e atenção, os profissionais me orientaram a marcar outros exames, com outras especialidades, para já realizar um check-up completo”, relatou o paciente.
Padrão de excelência
Depoimentos como o de José Figueiredo comprovam o alto padrão de excelência dos serviços oferecidos aos alagoanos pelo Hospital Metropolitano, conforme destaca o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.
"É motivo de orgulho e satisfação verificamos que o Metropolitano faz a diferença na vida das pessoas, que ele é um dos gigantes da saúde pública alagoana e que seus servidores trabalham arduamente com o coração para salvar a vida de todos os alagoanos que precisam de assistência de média e alta complexidade", frisou.
E humanização no cuidar é o diferencial do Hospital Metropolitano, que atende pacientes de Maceió e região, encaminhados pela Central Estadual de Regulação de Leitos.
“O Hospital Metropolitano de Alagoas completa quatro anos de existência, prestando um serviço de excelência à população alagoana, de forma humanizada e segura. É uma honra fazer parte da gestão deste hospital, e queremos mais, estamos buscando outros serviços para o hospital”, ressaltou o diretor Filipe Fernandes.
Zera Fila
A unidade hospitalar vem diminuindo e até zerando a fila de espera para cirurgias de média e alta complexidade em Alagoas, segundo o diretor médico Ajax Caldas. De acordo com ele, é oferecida uma estrutura desenvolvida segundo os mais modernos critérios técnicos e de conforto para os pacientes.
“Faço parte da gestão do hospital há quase três anos, e é muito gratificante, além de participar das ideias e planejamentos, presenciar a evolução da assistência à população. Mesmo que ainda jovem, nossa unidade tornou-se referência em diversas especialidades. Sem esquecer a eficiência e atendimento do nosso ambulatório, com mais de 20 especialidades e atendendo em torno de três mil pessoas ao mês. Tudo isso graças ao apoio e empenho do Governo do Estado”, reforçou Ajax Caldas.
Programas
O Hospital Metropolitano de Alagoas executa os Programas AVC dá Sinais, Ame-se e o Ver Melhor Alagoas, criados pela Sesau. O Ver Melhor inclui o Ambulatório Estadual de Oftalmologia, sendo o primeiro neste segmento assistencial no serviço público de Alagoas. Nele são assegurados procedimentos nas modalidades eletiva clínica e cirúrgica, ofertando procedimentos cirúrgicos de pterígio, injeção intravítrea, além de cirurgias de calázio e pálpebras.
Por meio do Ame-se, as pacientes acometidas por câncer de mama realizam cirurgias de reconstrução mamária. Já no AVC Dá Sinais, o hospital conta com uma das mais modernas Unidades de AVC do Estado, disponibilizando tanto a trombólise, quanto a trombectomia, essenciais no tratamento da doença.
O HMA oferece ainda, o Ambulatório Pós-AVC, dando continuidade ao tratamento para impedir a recorrência de um novo evento. Também faz parte do Plano Emergencial de Oncologia (PEO) da Sesau, oferecendo ambulatório referenciado na área, com triagem, consultas e exames de imagens na própria unidade, além de procedimentos cirúrgicos.
Também são realizadas cirurgias endoscópicas por vídeo, para tratar problemas de próstata, bexiga e cálculos urinários. Procedimentos que, por serem minimamente invasivos, reduzem o tempo de recuperação dos pacientes e os riscos de infecções.
O hospital é destaque também como a unidade da Sesau que mais capacita seus profissionais, refletindo o olhar de cuidado que sua gestão tem com os pacientes e com seus profissionais.
Veja também
Últimas notícias
Vingador, Axé e Tigre conquistam títulos de campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Corações da Paz nas Escolas leva diversos serviços gratuitos ao Benedito Bentes
Saúde de Maceió imuniza quase 34 mil animais no segundo dia de vacinação antirrábica
Festa do servidor é comemorada com almoço, premiação e muita música em Palmeira dos Índios
Furacão Melissa se aproxima da Jamaica com ventos de categoria cinco
Aos 92 anos, Paul Biya é reeleito presidente do Camarões pela oitava vez
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
