Hospital Metropolitano completa quatro anos com mais de 43 mil atendimentos
Unidade é referência nas áreas de urologia, oftalmologia, cirurgias de cabeça e pescoço, oncologia, neurologia e neurocirurgia
Gigante na saúde alagoana, o Hospital Metropolitano de Alagoas, localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, faz quatro anos com números que surpreendem. Inaugurado em maio de 2020 e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), desde a sua abertura a unidade realizou 43.037 atendimentos ambulatoriais, 5.169 cirurgias, 1.393.386 exames laboratoriais, 79.766 exames de imagem e 15.209 internações.
A unidade hospitalar, aberta emergencialmente para atender pacientes acometidos pela Covid-19, já é referência no atendimento de média e alta complexidade, em várias especialidades. Com isso, o hospital se destaca como referência nas áreas de urologia, oftalmologia, cirurgias de cabeça e pescoço, oncologia, neurologia, neurocirurgia, gastroenterologia e radiologia, entre outras.
O ambulatório do Metropolitano chama a atenção pela assistência humanizada. Que o diga José Figueiredo, de 48 anos, que passou por um procedimento cirúrgico e retornou para avaliação com especialista. “Eu sou muito grato. O hospital está de parabéns, não só pelo aniversário, mas pelo que proporciona a cada pessoa que passa por aqui. Além do carinho e atenção, os profissionais me orientaram a marcar outros exames, com outras especialidades, para já realizar um check-up completo”, relatou o paciente.
Padrão de excelência
Depoimentos como o de José Figueiredo comprovam o alto padrão de excelência dos serviços oferecidos aos alagoanos pelo Hospital Metropolitano, conforme destaca o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.
"É motivo de orgulho e satisfação verificamos que o Metropolitano faz a diferença na vida das pessoas, que ele é um dos gigantes da saúde pública alagoana e que seus servidores trabalham arduamente com o coração para salvar a vida de todos os alagoanos que precisam de assistência de média e alta complexidade", frisou.
E humanização no cuidar é o diferencial do Hospital Metropolitano, que atende pacientes de Maceió e região, encaminhados pela Central Estadual de Regulação de Leitos.
“O Hospital Metropolitano de Alagoas completa quatro anos de existência, prestando um serviço de excelência à população alagoana, de forma humanizada e segura. É uma honra fazer parte da gestão deste hospital, e queremos mais, estamos buscando outros serviços para o hospital”, ressaltou o diretor Filipe Fernandes.
Zera Fila
A unidade hospitalar vem diminuindo e até zerando a fila de espera para cirurgias de média e alta complexidade em Alagoas, segundo o diretor médico Ajax Caldas. De acordo com ele, é oferecida uma estrutura desenvolvida segundo os mais modernos critérios técnicos e de conforto para os pacientes.
“Faço parte da gestão do hospital há quase três anos, e é muito gratificante, além de participar das ideias e planejamentos, presenciar a evolução da assistência à população. Mesmo que ainda jovem, nossa unidade tornou-se referência em diversas especialidades. Sem esquecer a eficiência e atendimento do nosso ambulatório, com mais de 20 especialidades e atendendo em torno de três mil pessoas ao mês. Tudo isso graças ao apoio e empenho do Governo do Estado”, reforçou Ajax Caldas.
Programas
O Hospital Metropolitano de Alagoas executa os Programas AVC dá Sinais, Ame-se e o Ver Melhor Alagoas, criados pela Sesau. O Ver Melhor inclui o Ambulatório Estadual de Oftalmologia, sendo o primeiro neste segmento assistencial no serviço público de Alagoas. Nele são assegurados procedimentos nas modalidades eletiva clínica e cirúrgica, ofertando procedimentos cirúrgicos de pterígio, injeção intravítrea, além de cirurgias de calázio e pálpebras.
Por meio do Ame-se, as pacientes acometidas por câncer de mama realizam cirurgias de reconstrução mamária. Já no AVC Dá Sinais, o hospital conta com uma das mais modernas Unidades de AVC do Estado, disponibilizando tanto a trombólise, quanto a trombectomia, essenciais no tratamento da doença.
O HMA oferece ainda, o Ambulatório Pós-AVC, dando continuidade ao tratamento para impedir a recorrência de um novo evento. Também faz parte do Plano Emergencial de Oncologia (PEO) da Sesau, oferecendo ambulatório referenciado na área, com triagem, consultas e exames de imagens na própria unidade, além de procedimentos cirúrgicos.
Também são realizadas cirurgias endoscópicas por vídeo, para tratar problemas de próstata, bexiga e cálculos urinários. Procedimentos que, por serem minimamente invasivos, reduzem o tempo de recuperação dos pacientes e os riscos de infecções.
O hospital é destaque também como a unidade da Sesau que mais capacita seus profissionais, refletindo o olhar de cuidado que sua gestão tem com os pacientes e com seus profissionais.