Governador anuncia avanços para construção de Hospital Metropolitano em Arapiraca
A nova unidade hospitalar vai ampliar o número de leitos disponíveis pelo SUS em Arapiraca, que atualmente é insuficiente para suprir as necessidades dos 48 municípios da 2ª Macrorregião de Saúde
O governador Paulo Dantas (MDB) anunciou importantes avanços no projeto de construção do Hospital Metropolitano do Agreste, em Arapiraca, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (9). Segundo o chefe do executivo estadual, metade dos recursos destinados à obra da unidade hospitalar já foi empenhado, marcando um passo significativo rumo à concretização desse empreendimento tão importante para a saúde pública na região, sobretudo para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hospital Metropolitano do Agreste foi inicialmente anunciado em junho de 2022, durante uma visita técnica ao Hospital de Emergência do Agreste, também situado em Arapiraca. Com um porte e capacidade de atendimento comparáveis ao Hospital Metropolitano de Maceió, a nova unidade hospitalar promete transformar o cenário da saúde na região.
Com a oferta de 240 leitos e uma ampla gama de especialidades médicas, além da realização de cirurgias de Alta Complexidade, o Hospital Metropolitano do Agreste tem sido muito aguardado pelos arapiraquenses e também pelos moradores dos outros 47 municípios que fazem parte da 2ª Macrorregião de Saúde, que tem Arapiraca como referência.
O terreno destinado à sua construção abrange uma área de 118 mil metros quadrados, com uma área construída estimada em 33 mil metros quadrados. Importante ressaltar que as etapas iniciais, incluindo terraplenagem e a execução do canteiro de obras, já foram concluídas.
Em março deste ano, o canteiro de obras do hospital recebeu a visita de técnicos do Ministério da Saúde, evidenciando o interesse e a importância atribuída pelo governo federal a esse projeto estratégico para o estado de Alagoas.
A gestão do Hospital Metropolitano do Agreste ficará a cargo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com a missão de ampliar o atendimento de Média e Alta Complexidade na região, abrangendo urgência e emergência pediátrica e de adultos.
A aprovação e liberação de recursos para a construção da unidade hospitalar foram conquistadas após a Sesau enviar o projeto e toda documentação necessária ao Ministério da Saúde, que incluiu a obra no rol de iniciativas financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
LEITOS
A nova unidade hospitalar vai ampliar o número de leitos disponíveis pelo SUS em Arapiraca, que atualmente é insuficiente para suprir as necessidades dos 48 municípios da 2ª Macrorregião e que, corriqueiramente, acabam convergindo para a Capital do Agreste, referência para os casos de Média e Alta Complexidade.
Segundo matéria recente do Portal 7 Segundos, Arapiraca conta atualmente com 579 leitos hospitalares para atender pacientes via SUS. Apesar de a proporção de 2,46 leitos por mil habitantes estar dentro da média para o Brasil, o dado não leva em consideração que o município é referência em atendimento de alta complexidade, cardiologia e oncologia para uma população estimada em mais de 1 milhão de pessoas do Agreste e Sertão alagoano.
Confira o texto na íntegra, clicando aqui!