Governador anuncia avanços para construção de Hospital Metropolitano em Arapiraca
A nova unidade hospitalar vai ampliar o número de leitos disponíveis pelo SUS em Arapiraca, que atualmente é insuficiente para suprir as necessidades dos 48 municípios da 2ª Macrorregião de Saúde
O governador Paulo Dantas (MDB) anunciou importantes avanços no projeto de construção do Hospital Metropolitano do Agreste, em Arapiraca, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (9). Segundo o chefe do executivo estadual, metade dos recursos destinados à obra da unidade hospitalar já foi empenhado, marcando um passo significativo rumo à concretização desse empreendimento tão importante para a saúde pública na região, sobretudo para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hospital Metropolitano do Agreste foi inicialmente anunciado em junho de 2022, durante uma visita técnica ao Hospital de Emergência do Agreste, também situado em Arapiraca. Com um porte e capacidade de atendimento comparáveis ao Hospital Metropolitano de Maceió, a nova unidade hospitalar promete transformar o cenário da saúde na região.
Com a oferta de 240 leitos e uma ampla gama de especialidades médicas, além da realização de cirurgias de Alta Complexidade, o Hospital Metropolitano do Agreste tem sido muito aguardado pelos arapiraquenses e também pelos moradores dos outros 47 municípios que fazem parte da 2ª Macrorregião de Saúde, que tem Arapiraca como referência.
O terreno destinado à sua construção abrange uma área de 118 mil metros quadrados, com uma área construída estimada em 33 mil metros quadrados. Importante ressaltar que as etapas iniciais, incluindo terraplenagem e a execução do canteiro de obras, já foram concluídas.
Em março deste ano, o canteiro de obras do hospital recebeu a visita de técnicos do Ministério da Saúde, evidenciando o interesse e a importância atribuída pelo governo federal a esse projeto estratégico para o estado de Alagoas.
A gestão do Hospital Metropolitano do Agreste ficará a cargo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com a missão de ampliar o atendimento de Média e Alta Complexidade na região, abrangendo urgência e emergência pediátrica e de adultos.
A aprovação e liberação de recursos para a construção da unidade hospitalar foram conquistadas após a Sesau enviar o projeto e toda documentação necessária ao Ministério da Saúde, que incluiu a obra no rol de iniciativas financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
LEITOS
A nova unidade hospitalar vai ampliar o número de leitos disponíveis pelo SUS em Arapiraca, que atualmente é insuficiente para suprir as necessidades dos 48 municípios da 2ª Macrorregião e que, corriqueiramente, acabam convergindo para a Capital do Agreste, referência para os casos de Média e Alta Complexidade.
Segundo matéria recente do Portal 7 Segundos, Arapiraca conta atualmente com 579 leitos hospitalares para atender pacientes via SUS. Apesar de a proporção de 2,46 leitos por mil habitantes estar dentro da média para o Brasil, o dado não leva em consideração que o município é referência em atendimento de alta complexidade, cardiologia e oncologia para uma população estimada em mais de 1 milhão de pessoas do Agreste e Sertão alagoano.
Confira o texto na íntegra, clicando aqui!
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
