Ação mobiliza mulheres para doação de leite materno, em Maceió
Atividades da Semana Nacional de Doação de Leite Humano levaram conscientização e educação em saúde a unidades no Benedito Bentes e no Jacintinho
A equipe do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou ações alusivas à Semana Nacional de Doação de Leite Humano nas Unidades de Saúde Hamilton Falcão (Benedito Bentes) e José Araújo (Jacintinho). Através da educação em saúde, os objetivos da ação foram mobilizar as usuárias e promover a conscientização sobre a importância do aleitamento materno e da doação do leite humano.

As atividades aconteceram na terça-feira (21) e quarta-feira (22). Durante o evento, que reuniu mulheres puérperas com suas crianças que são atendidas nas unidades de saúde, foram realizados bate-papos sobre métodos de amamentação, com próteses mamárias para demonstração da retirada adequada de leite materno e métodos adequados de amamentação.
Além das técnicas de amamentação, foi destacada pela equipe multiprofissional a necessidade de doar leite para salvar vidas de bebês prematuros e de alto risco que estão precisando do alimento ouro, como é conhecido o leite humano. Também foram esclarecidos os benefícios do ato de amamentar. A palestra sobre o tema foi conduzida com acolhimento, a fim de facilitar o entendimento e mobilizar o máximo de mulheres para adotar o ato da doação.
De acordo com Marglene Oliveira, coordenadora técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança, o posto de coleta da URS Hamilton Falcão tem o papel de mobilizar e colher o alimento ouro para ser distribuído para crianças de alto risco na UTI neonatal do Hospital Universitário Alberto Antunes, na Cidade Universitária.
“Desde a implantação em 2022 foram coletados mais de 170 litros de leite. Um número que pode crescer com a ajuda de doadoras para salvar vidas. Um litro de leite salva até 10 vidas, por isso é necessário enfatizar esse ato de amor e solidariedade”, destaca.
Doação
Para doar basta estar com exames de HIV, sífilis, hepatite B e C atualizados. Os testes rápidos podem ser realizados no próprio posto de coleta da URS Hamilton Falcão. A mulher doadora não pode estar fazendo uso de medicações, como antibióticos.
Após a verificação desses requisitos é feito o cadastro e ela logo poderá doar seu leite comparecendo ao posto de coleta, ou de forma domiciliar, onde profissionais da saúde vão até a casa da mamãe fazer a coleta.
Veja também
Últimas notícias
Passageira de aplicativo morre após confronto na Linha Amarela, no Rio
Deputado Daniel lança livro com reflexões sobre desenvolvimento e justiça social durante Bienal
Lula vai despachar PL Antifacção ao Congresso com pedido de urgência
Prefeito Allan de Jesus participa em São Paulo da cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul 2025
Integrante do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Rio Largo
Colisão entre motos deixa mulher ferida na Avenida Menino Marcelo, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
