Gaspar, Costa e Beltrão votam pela manutenção do veto ao PL que criminaliza fake news nas eleições
O projeto de lei puniria a disseminação de notícias falsas durante as eleições
O Congresso Nacional aprovou a manutenção do veto ao projeto de lei que puniria a disseminação de fake news nas eleições nesta terça-feira (28). A bancada alagoana na Câmara dos Deputados ficou dividida durante a votação.
Os deputados Alfredo Gaspar (União Brasil), Fabio Costa (PP) e Marx Beltrão (PP) votaram pela manutenção do veto, ou seja, contra a punição prevista no projeto de lei. Já os deputados Isnaldo Bulhões (MDB) e Luciano Amaral (PV) votaram pela derrubada do veto. Rafael Brito (MDB) e Daniel Barbosa (PP) não votaram. O deputado federal Paulão (PT) se absteve da votação.
Ao Portal 7Segundos, o deputado petista explicou que se confundiu na hora da votação, mas que sua intenção seria seguir a orientação da bancada e votar pela derrubada do veto. Paulão disse ainda que o presidente da sessão, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atendeu seu pedido de retificação e registrou seu voto contrário ao veto.
Nas redes sociais, os deputados que votaram pela manutenção do veto comemoraram a garantia da liberdade de expressão. “Pela liberdade de informação. Basta de censura”, disse Alfredo Gaspar.
Marx Beltrão afirmou que seu posicionamento será sempre contra qualquer mecanismo de censura. “Não é o governo que irá decidir o que é verdade ou não no Brasil. Meu posicionamento será sempre contra todo e qualquer tipo de mecanismo de censura”, escreveu.
Fabio Costa seguiu a mesma linha de raciocínio de seu colega progressista. “O governo e sua base querem decidir o que é ou não fake news, criando um ‘tribunal da verdade’. Não podemos permitir essa censura”, disse.
A votação do Congresso tem sido vista como uma derrota ao governo Lula, visto que o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi mantido com 317 votos favoráveis, ante 139 contrários. A derrubada do veto tipificaria o crime de comunicação enganosa em massa, com pena de até cinco anos.
Últimas notícias
No Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo, Seprev alerta para os riscos da dependência química
MPF arquiva pedido para investigação de conduta de Bolsonaro na pandemia
Na Índia, Lula defende governança global da IA liderada pela ONU
Mulher morre em grave colisão registrada no Sertão de Alagoas
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 72 milhões
'Boi-Bumbá', obra do mestre João das Alagoas é incendiada na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
