Gaspar, Costa e Beltrão votam pela manutenção do veto ao PL que criminaliza fake news nas eleições
O projeto de lei puniria a disseminação de notícias falsas durante as eleições

O Congresso Nacional aprovou a manutenção do veto ao projeto de lei que puniria a disseminação de fake news nas eleições nesta terça-feira (28). A bancada alagoana na Câmara dos Deputados ficou dividida durante a votação.
Os deputados Alfredo Gaspar (União Brasil), Fabio Costa (PP) e Marx Beltrão (PP) votaram pela manutenção do veto, ou seja, contra a punição prevista no projeto de lei. Já os deputados Isnaldo Bulhões (MDB) e Luciano Amaral (PV) votaram pela derrubada do veto. Rafael Brito (MDB) e Daniel Barbosa (PP) não votaram. O deputado federal Paulão (PT) se absteve da votação.
Ao Portal 7Segundos, o deputado petista explicou que se confundiu na hora da votação, mas que sua intenção seria seguir a orientação da bancada e votar pela derrubada do veto. Paulão disse ainda que o presidente da sessão, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atendeu seu pedido de retificação e registrou seu voto contrário ao veto.
Nas redes sociais, os deputados que votaram pela manutenção do veto comemoraram a garantia da liberdade de expressão. “Pela liberdade de informação. Basta de censura”, disse Alfredo Gaspar.
Marx Beltrão afirmou que seu posicionamento será sempre contra qualquer mecanismo de censura. “Não é o governo que irá decidir o que é verdade ou não no Brasil. Meu posicionamento será sempre contra todo e qualquer tipo de mecanismo de censura”, escreveu.
Fabio Costa seguiu a mesma linha de raciocínio de seu colega progressista. “O governo e sua base querem decidir o que é ou não fake news, criando um ‘tribunal da verdade’. Não podemos permitir essa censura”, disse.
A votação do Congresso tem sido vista como uma derrota ao governo Lula, visto que o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi mantido com 317 votos favoráveis, ante 139 contrários. A derrubada do veto tipificaria o crime de comunicação enganosa em massa, com pena de até cinco anos.
Últimas notícias

Homem ameaça cortar pescoço da esposa com facão e é preso em Messias
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Secretaria de Segurança Pública deflagra operação e prende 19 foragidos
Junqueiro realiza abertura da 15ª Semana do Bebê

Macron é barrado em rua de NY para passagem de comitiva de Trump e liga para o presidente dos EUA

Estátua da Havan é destruída após incêndio em Petrolina, PE
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
