HGE passa a contar com novo equipamento capaz de realizar 100 hemogramas por hora
A expectativa é que os serviços de saúde sejam impactados com ainda mais agilidade e eficiência
Um novo equipamento para realização de hemogramas está em funcionamento no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e tem capacidade para realizar 100 testes por hora. A expectativa é que o investimento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a quem a unidade hospitalar é vinculada, agilize as análises das células sanguíneas e revele, no menor tempo possível, o diagnóstico preciso para cada caso. Desse modo, os profissionais estarão munidos de informações importantes para a melhor prestação dos serviços de saúde.

Segundo o farmacêutico Paulo Fernando Júnior, coordenador do laboratório do HGE, o equipamento é de última geração e o melhor disponível no mercado. Ele ressalta que o ganho social desta aquisição é inestimável, uma vez que serão vários os casos que poderão ser solucionados dentro do menor espaço de tempo.
“Com esse novo equipamento tecnológico, elevamos substancialmente a assertividade nos diagnósticos estudados pela comunidade assistencial. São pacientes com diversas anemias, como a falciforme, ferropriva, dentre outras; leucemias, sepse, diversas infecções e trombocitopenia (especialmente no caso da dengue hemorrágica), que precisam dos nossos dados o mais rápido possível para que o médico tome a imediata decisão acerca do melhor tratamento que possa reverter o quadro clínico apresentado”, explica.
Nos cinco primeiros meses de 2024, o HGE realizou 310.793 exames laboratoriais e 226.857 no mesmo período do ano passado. Durante todo o ano de 2023 foram realizadas 620.635 testagens, e 667.718 em 2022. Contudo, o diretor geral da unidade, Fernando Fortes Melro, acrescenta que contar com um equipamento tão moderno representa a atenção prioritária do governador Paulo Dantas, por meio do titular da Sesau, médico Gustavo Pontes de Miranda, com a saúde pública.
“O nosso laboratório funciona 24h e deve estar preparado para atender os cidadãos no tempo necessário para salvar a sua vida. Essa é a nossa missão e estamos comprometidos em cumpri-la diariamente. Tanto com equipamentos adequados, como com profissionais qualificados para interpretar os resultados do hemograma, levando em consideração outros fatores clínicos, como a história médica do paciente, os sintomas e outros exames diagnósticos”, ressaltou Fernando Fortes Melro.
Últimas notícias
Sobe para 12 o número de presos do Comando Vermelho durante operação em AL
Picpay é condenada a indenizar cliente que teve nome negativado indevidamente
Compras da Black Friday devem injetar mais de R$ 69 milhões em Maceió, diz Fecomércio
IBGE lança processo seletivo recorde com 9,5 mil vagas, incluindo 259 em Alagoas
Campanha do Governo de AL viraliza ao resgatar personagens icônicos da Grande Maceió
Polícia Militar de Alagoas celebra Dia da Bandeira Nacional
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
