Moraes autoriza investigação de Zambelli por suposta tentativa de golpe
Segundo a PF, deputada teria intermediado uma viagem de uma influenciadora para dar credibilidade a narrativas da ‘Milícia Digital’

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a abertura de uma investigação sobre a deputada Carla Zambelli (PL-SP) após ofício encaminhado pela Polícia Federal noticiando a existência de citação de participação da parlamentar numa suposta tentativa de golpe e utilização da estrutura do Estado brasileiro para fins ilícitos fora do interesse público no ano de 2022. O R7 entrou em contato com a parlamentar, que disse receber com surpresa a inclusão na investigação.
Moraes disse que “as investigações conduzidas, portanto, estão absolutamente relacionadas, tendo a Polícia Federal identificado nominalmente a deputada como uma das participantes nos fatos apurados ora trazidos ao conhecimento. Após, encaminhem-se os autos à Polícia Federal, para a continuidade das investigações cabíveis, no prazo de 30 (trinta) dias”.
No documento, a PF diz que Zambelli teria intermediado uma viagem de uma influenciadora à Espanha para tratar com o general Hugo Carvajal de informações sobre o suposto financiamento por parte do governo venezuelano para movimentos políticos de esquerda em países da Europa e da América Latina, dentre eles o Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil e o então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva.
“A autoridade policial contou, ainda, que após o retorno ao Brasil, a influenciadora teria repassado um dossiê do caso ao então Ministro da Justiça, Anderson Torres, de forma que ele teria se utilizado da Polícia Federal para instaurar um inquérito policial sobre o tema. Aduziu que os elementos identificados apontam que a formalização açodada da investigação no âmbito da Polícia Federal - há apenas duas semanas do 1° turno das eleições presidenciais - visava a conferir credibilidade às narrativas inverídicas propagadas pela Milícia Digital em relação ao principal opositor político do então presidente Jair Bolsonaro, de modo a se obter vantagem de natureza eleitoral às vésperas do pleito de 2022″, disse a PF citada por Moraes.
Segundo a corporação, o movimento ocorreu cerca de dois meses após o então presidente Bolsonaro afirmar, durante reunião ministerial de 5 de julho de 2022, que “tempos informações do general lá da Venezuela que tá preso na Espanha. Ele... já fez a delação premiada dele lá. É... Por 10 anos abasteceu com o dinheiro do narcotráfico Lula da Silva, Cristina Kirchner, Evo Morales. Né? Essa turma toda que cês conhecem...”, “indicando que a finalidade da sua instauração era, de algum modo, influenciar nas eleições presidenciais daquele ano”.
A PF disse ainda que “há indícios de desvio de finalidade da investigação no contexto das eleições presidenciais de 2022, de participação da deputada federal nos fatos apurados”.
Defesa
A assessoria de imprensa de Zambelli disse que a parlamentar recebeu com surpresa a informação, por meio da imprensa, de que teria sido incluída em uma investigação sobre a chamada “minuta do golpe”. “Por não ter conhecimento dos fatos em questão, a parlamentar somente poderá se manifestar após ter acesso aos autos, mas estará à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos julgados necessários”, completou.
Veja também
Últimas notícias

Homem ateia fogo na casa da mãe após ela negar dinheiro em Olivença

Colisão entre carros deixa homem ferido em cruzamento da Av. Amélia Rosa

Legislativo e Executivo de Maragogi destacam independência e harmonia entre poderes

Retorno de ônibus escolares é proibido em Maceió; MPAL e DPE apontam ‘falhas de segurança’

Polícia Civil prende dois suspeitos de adulteração de veículos e estelionato em Arapiraca

Passageira fica ferida em acidente entre motos em Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
