Moraes autoriza investigação de Zambelli por suposta tentativa de golpe
Segundo a PF, deputada teria intermediado uma viagem de uma influenciadora para dar credibilidade a narrativas da ‘Milícia Digital’
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a abertura de uma investigação sobre a deputada Carla Zambelli (PL-SP) após ofício encaminhado pela Polícia Federal noticiando a existência de citação de participação da parlamentar numa suposta tentativa de golpe e utilização da estrutura do Estado brasileiro para fins ilícitos fora do interesse público no ano de 2022. O R7 entrou em contato com a parlamentar, que disse receber com surpresa a inclusão na investigação.
Moraes disse que “as investigações conduzidas, portanto, estão absolutamente relacionadas, tendo a Polícia Federal identificado nominalmente a deputada como uma das participantes nos fatos apurados ora trazidos ao conhecimento. Após, encaminhem-se os autos à Polícia Federal, para a continuidade das investigações cabíveis, no prazo de 30 (trinta) dias”.
No documento, a PF diz que Zambelli teria intermediado uma viagem de uma influenciadora à Espanha para tratar com o general Hugo Carvajal de informações sobre o suposto financiamento por parte do governo venezuelano para movimentos políticos de esquerda em países da Europa e da América Latina, dentre eles o Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil e o então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva.
“A autoridade policial contou, ainda, que após o retorno ao Brasil, a influenciadora teria repassado um dossiê do caso ao então Ministro da Justiça, Anderson Torres, de forma que ele teria se utilizado da Polícia Federal para instaurar um inquérito policial sobre o tema. Aduziu que os elementos identificados apontam que a formalização açodada da investigação no âmbito da Polícia Federal - há apenas duas semanas do 1° turno das eleições presidenciais - visava a conferir credibilidade às narrativas inverídicas propagadas pela Milícia Digital em relação ao principal opositor político do então presidente Jair Bolsonaro, de modo a se obter vantagem de natureza eleitoral às vésperas do pleito de 2022″, disse a PF citada por Moraes.
Segundo a corporação, o movimento ocorreu cerca de dois meses após o então presidente Bolsonaro afirmar, durante reunião ministerial de 5 de julho de 2022, que “tempos informações do general lá da Venezuela que tá preso na Espanha. Ele... já fez a delação premiada dele lá. É... Por 10 anos abasteceu com o dinheiro do narcotráfico Lula da Silva, Cristina Kirchner, Evo Morales. Né? Essa turma toda que cês conhecem...”, “indicando que a finalidade da sua instauração era, de algum modo, influenciar nas eleições presidenciais daquele ano”.
A PF disse ainda que “há indícios de desvio de finalidade da investigação no contexto das eleições presidenciais de 2022, de participação da deputada federal nos fatos apurados”.
Defesa
A assessoria de imprensa de Zambelli disse que a parlamentar recebeu com surpresa a informação, por meio da imprensa, de que teria sido incluída em uma investigação sobre a chamada “minuta do golpe”. “Por não ter conhecimento dos fatos em questão, a parlamentar somente poderá se manifestar após ter acesso aos autos, mas estará à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos julgados necessários”, completou.
Veja também
Últimas notícias
Homem é morto a tiros no Conjunto Vale Bentes, em Maceió
PRF inicia Operação Tiradentes nas rodovias federais de Alagoas
Após perder carrinho em incêndio, vendedor de milho faz vaquinha para recomeçar
Instalação de passarela interdita trecho da Av. Durval de Góes Monteiro no sábado (18)
Maceió reabre credenciamento para novos taxistas; saiba como participar
123 milhas deve indenizar cliente que teve serviços cancelados e sem reembolso
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
