AL encerra período chuvoso abaixo da média; veja o que esperar do clima
Vinícius Pinho explica razão da diminuição do volume de chuvas nas últimas semanas
O período conhecido como quadra chuvosa chegou ao fim oficialmente, em Alagoas, nessa quinta-feira (15). A partir de agora, a expectativa é de que as chuvas diminuam de intensidade, e o calor fique mais frequente. Vinícius Pinho, Superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) falou à redação do 7Segundos sobre o assunto.
De acordo com o superintendente, nesse ano de 2024 as chuvas foram mais bem distribuídas do que nos anos de 2022 e 2023. Isso fez com que agora, em 2024, Alagoas não tivesse a ocorrência de grandes eventos severos, visto que as chuvas, durante a segunda metade do período da quadra chuvosa, ocorreram abaixo da normalidade.
“Os meses de julho, e essa primeira quinzena de agosto, a gente já registrou chuvas abaixo da média. Agosto, com a entrada dessa massa de ar seco, choveu pouco aqui” explicou Vinícius Pinho.
De fato os alagoanos sentiram, nos últimos meses, uma intensidade menor das chuvas que eram esperadas em todo o estado nesse período. Com temperaturas muito oscilantes, ora esfriava, ora fazia calor, fato é que o inverno em 2024 não veio como era esperado.
A expectativa, com a chegada da segunda quinzena de agosto no estado, é de temperaturas ainda mais secas, revela o superintendente da Semarh. Ele conta que houve uma diminuição das temperaturas do Oceano Atlântico próximas a costa do nordeste do Brasil, e que por isso houve essa menor intensidade de chuvas.
“É um raciocínio bem simples: temperaturas mais altas no Oceano próximas à costa, a gente tem mais evaporação, com mais evaporação, mais combustível para a formação de chuvas. Como as temperaturas diminuíram um pouco, esse combustível diminuiu também”, conclui Pinho.
A partir de agora, a expectativa da Secretaria e do Gabinete de Prevenção em Desastres Naturais, é de poucas chuvas e temperaturas elevadas. Já com relação as chuvas, que também ocorrem durante as épocas de calor, o superintendente disse que elas devem ficar dentro da normalidade esperada nessa época do ano.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
