Tempo

AL encerra período chuvoso abaixo da média; veja o que esperar do clima

Vinícius Pinho explica razão da diminuição do volume de chuvas nas últimas semanas

Por Wanessa Santos 17/08/2024 08h08 - Atualizado em 17/08/2024 08h08
AL encerra período chuvoso abaixo da média; veja o que esperar do clima
Rua Fechada - Foto: : Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O período conhecido como quadra chuvosa chegou ao fim oficialmente, em Alagoas, nessa quinta-feira (15). A partir de agora, a expectativa é de que as chuvas diminuam de intensidade, e o calor fique mais frequente. Vinícius Pinho, Superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) falou à redação do 7Segundos sobre o assunto.

De acordo com o superintendente, nesse ano de 2024 as chuvas foram mais bem distribuídas do que nos anos de 2022 e 2023. Isso fez com que agora, em 2024, Alagoas não tivesse a ocorrência de grandes eventos severos, visto que as chuvas, durante a segunda metade do período da quadra chuvosa, ocorreram abaixo da normalidade.

“Os meses de julho, e essa primeira quinzena de agosto, a gente já registrou chuvas abaixo da média. Agosto, com a entrada dessa massa de ar seco, choveu pouco aqui” explicou Vinícius Pinho.

De fato os alagoanos sentiram, nos últimos meses, uma intensidade menor das chuvas que eram esperadas em todo o estado nesse período. Com temperaturas muito oscilantes, ora esfriava, ora fazia calor, fato é que o inverno em 2024 não veio como era esperado.

A expectativa, com a chegada da segunda quinzena de agosto no estado, é de temperaturas ainda mais secas, revela o superintendente da Semarh. Ele conta que houve uma diminuição das temperaturas do Oceano Atlântico próximas a costa do nordeste do Brasil, e que por isso houve essa menor intensidade de chuvas.

“É um raciocínio bem simples: temperaturas mais altas no Oceano próximas à costa, a gente tem mais evaporação, com mais evaporação, mais combustível para a formação de chuvas. Como as temperaturas diminuíram um pouco, esse combustível diminuiu também”, conclui Pinho.

A partir de agora, a expectativa da Secretaria e do Gabinete de Prevenção em Desastres Naturais, é de poucas chuvas e temperaturas elevadas. Já com relação as chuvas, que também ocorrem durante as épocas de calor, o superintendente disse que elas devem ficar dentro da normalidade esperada nessa época do ano.