Cidadania

Pessoas com deficiência ganham visibilidade em ação especial no Rei Pelé

Mobilização no estádio marca a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Por 7Segundos, com Assessoria 22/08/2024 13h01 - Atualizado em 22/08/2024 13h01
Pessoas com deficiência ganham visibilidade em ação especial no Rei Pelé
Atletas do CRB entraram em campo acompanhados pela torcida dos Autistas Regatianos - Foto: Ailton Cruz

Em uma noite emocionante, o Estádio Rei Pelé, em Maceió, se transformou em um palco para a valorização das pessoas com deficiência. Nessa quarta-feira (21), durante a partida entre CRB e Ceará, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), promoveu uma ação especial em alusão à Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

Os atletas do CRB entraram em campo acompanhados pela torcida dos Autistas Regatianos, simbolizando a importância da inclusão e da valorização das pessoas com deficiência. Os jogadores ergueram uma faixa com o nome “Alagoas +Inclusiva”, demonstrando o compromisso do time com a causa da pessoa com deficiência (PCD).

A secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, destacou a importância da parceria com o CRB e a Selaj. “Acreditamos que o esporte é um poderoso instrumento de transformação social. Ao promover ações como essa, estamos construindo uma Alagoas mais inclusiva e acessível para todos. Fazendo com que as pessoas sejam mais sensíveis a causa da pessoa com deficiência.”

A emoção tomou conta do estádio quando os jogadores entraram em campo, de mãos dadas com os torcedores autistas. Vanessa Menezes, gerente de Políticas Temáticas de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista da Secdef, falou da alegria das crianças ao participar da ação. “É muito importante para eles participarem de um momento como esse, porque faz com que eles [as crianças autistas] se sintam parte do time”.

Estiveram presentes na ação as secretárias executivas da Secdef, Marina Dantas (Pessoa com Deficiência) e Lidiane Ferraz (Cidadania). Além do chefe de gabinete, Eduardo Damasceno, às gerentes, da Secdef, Caroline Rocha (Políticas de Acessibilidade) e Maria José (Promoção de Políticas para Pessoas com Deficiência), e outros membros da secretaria.