Polícia Científica lança melhorias no Sistema de Informação sobre Mortalidade
Informações são fundamentais para o desenvolvimento de ações preventivas em saúde pública

A perita-geral da Polícia Científica, Rosana Coutinho, participou nesta quarta-feira (28) de uma reunião crucial para aprimorar a alimentação do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. O encontro, realizado na Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), também abordou o processo de manejo de cadáveres em Alagoas.
Coordenado pela superintendente de Vigilância Ambiental e Sanitária, Laiza Granja de Souza Batista, o encontro discutiu a aplicação da portaria conjunta das Secretarias de Saúde e Segurança Pública de 2015. Este documento estabelece procedimentos eficientes para o transporte de corpos entre órgãos públicos e entidades privadas no estado.
Rosana Coutinho detalhou o papel da Polícia Científica na atualização do SIM, que compila dados quantitativos e qualitativos sobre óbitos em todo o Brasil. As declarações de óbito emitidas pelos Institutos Médicos Legais de Maceió e Arapiraca, após os exames cadavéricos, são essenciais para alimentar essa base de dados.
A perita-geral citou o exemplo de mortes em acidente de trânsito no estado. As informações fornecidas pelos IMLs e pelos Institutos de Criminalística, que incluem detalhes sobre a conduta dos motoristas, a dinâmica e o local do sinistro, são cruciais para a elaboração de relatórios e desenvolvimento de ações preventivas.
“Este sistema é uma ferramenta vital para a gestão da saúde pública, pois subsidia a tomada de decisões e permite traçar políticas públicas com base no perfil epidemiológico da população. Por isso, a Polícia Científica está empenhada em aprimorar o preenchimento das declarações de óbitos para garantir a inclusão de um número máximo de informações no SIM”, afirmou Rosana Coutinho.
O encontro contou com a participação de atores envolvidos no processo de realizações de exames periciais em pessoas mortas e alimentação do SIM. Para a próxima reunião, agendada para setembro, os representantes de cada instituição apresentarão soluções para fortalecer a qualidade e a precisão dos dados de mortalidade.
Últimas notícias

Julho Amarelo: Unidades de Saúde realizam DIA D para a população e levam informação e prevenção sobre as hepatites virais

Secretaria de Cultura de Penedo convoca artesãos interessados em expor na Feicusal

Prefeitura de Penedo amplia o Programa Saúde Bucal Noturno

Curso de Inglês e Plano de Turismo são destaques em reunião do COMTUR Penedo

Prefeito de Japaratinga anuncia interdição do Mirante Aruanã ponto turístico da cidade

Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
