Explosão de gás de cozinha: saiba como evitar tragédia que pode levar a óbito
Tenente Dantas, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, explica o que fazer diante de um vazamento de GLP em casa
Essa semana Maceió ficou de luto após duas, das três vítimas de uma explosão por vazamento de gás ocorrida no bairro Chã de Bebedouro, falecerem no hospital, por não resistirem aos ferimentos provocados pelas queimaduras. Para evitar que tragédias como essa ocorram novamente, é importante observar as dicas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), e saber como agir em situações de perigo.
Casos de incêndio em fiação elétrica, explosão de veículos movidos a gás natural veicular (GNV), e explosões por vazamento de gás de cozinha, tem sido frequentes em Maceió. Evitar os incêndios nessas situações é possível com a manutenção dos equipamentos que compõem essas estruturas. Em entrevista ao Rede Antena 7, o tenente Dantas, do CBMAL, conta como se prevenir diante do vazamento de gás de cozinha, o gás liquefeito de petróleo (GLP).
Na sexta-feira (23) um vazamento de gás em uma residência no bairro Chã de Bebedouro acabou em uma grande explosão que deixou três pessoas gravemente feridas. Duas delas não resistiram e faleceram após alguns dias de internação. Um rapaz, de 29 anos, segue internado no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado (HGE).
Nessa ocasião, a dona do imóvel teria sentido o cheiro do gás, e pediu ajuda a vizinhos na rua. Ao voltarem para dentro do imóvel, a explosão aconteceu. Mas, qual é o certo a fazer nesses casos?

De acordo com o tenente Dantas, do CBMAL, a primeira coisa a se fazer ao sentir o cheiro de gás é remover a mangueira do botijão, e leva-lo para fora da residência, para um ambiente arejado. Em seguida é importante abrir portas e janelas da casa, para fazer com que aquele gás que vazou e ficou concentrado no interior do imóvel, saia. Dessa forma se evita uma explosão e, consequentemente, um incêndio posterior.
O tenente conta que o que explode, na realidade, não é o botijão em si, mas sim o ambiente que está tomado pelo gás. Ele explica que pode ocorrer do botijão explodir, mas que isso é bastante raro acontecer. “Se abrir a porta e ventilar o ambiente para o gás sair, e colocar o botijão do lado de fora, aí consegue solucionar”, ensina Dantas.
É fundamental, ainda, que a população, diante de um caso como esse, não se coloque em risco ao tentar ajudar outra pessoa. O tenente Dantas faz um alerta a população para evitar torna-se uma segunda vítima da situação: “Se eu entro em um ambiente que eu vejo que é muito perigoso, pra salvar alguém, um animal, ou uma pessoa, eu posso me tornar uma segunda vítima. Então nesse caso, se der, aciona os bombeiros e tenta se proteger em segurança”, finaliza o tenente.
Dantas ainda explica que é fundamental a população observe, periodicamente, a data de validade dos registros e das mangueiras dos botijões de gás, para evitar que haja vazamentos que possam trazer risco para as vidas da população.
Em casos de ocorrência com vazamento de gás ou incêndio, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) no número 193.
Veja também
Últimas notícias
Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026
Moraes autoriza visitas de filhos e enteada a Bolsonaro
Loja oficial do CSA é furtada e ação é registrada por câmeras de segurança
Confronto entre policiais militares e suspeitos deixa três mortos em Rio Largo
imagens mostram fuga de pessoas durante incêndio na Suíça
Primeira Superlua de 2026 pode ser vista neste sábado (03)
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
