Saúde

Hospital do Coração assegura mais de 40 mil atendimentos em dois anos de funcionamento

Desde setembro de 2022 a unidade hospitalar especializada na assistência cardiológica realizou três mil cirurgias

Por 7Segundos, com Assessoria 05/09/2024 11h11 - Atualizado em 05/09/2024 11h11
Hospital do Coração assegura mais de 40 mil atendimentos em dois anos de funcionamento
Hospital do Coração Alagoano totalizou mais de 3 mil procedimentos cirúrgicos cardiológicos em dois anos - Foto: Carla Cleto e Neide Brandão - Ascom Sesau

O Hospital do Coração Alagoano, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e inaugurado há dois anos, tem se consolidado como a principal referência no tratamento e cuidado com a saúde cardiovascular em Alagoas. Desde sua inauguração, no dia 2 de setembro de 2022, a unidade hospitalar realizou mais de 40 mil atendimentos e mais de 3 mil procedimentos cirúrgicos cardiológicos.

Com um desempenho notável desde sua abertura, a unidade hospitalar apresentou números impressionantes em termos de atendimentos e procedimentos realizados. Foram 11.079 consultas ambulatoriais, atendendo uma grande demanda da população.

Em relação aos exames, foram realizados 29.094 procedimentos, refletindo a capacidade da unidade em fornecer diagnósticos precisos e detalhados para seus pacientes. Além disso, a expertise da equipe em procedimentos avançados é evidente com a realização de 2.063 procedimentos em hemodinâmica, que incluem cateterismo, angioplastias coronarianas, TAVI, procedimentos endovasculares e neuroradiologia intervencionista.

Os procedimentos cirúrgicos também têm se destacado, com um total de 950 operações cardiovasculares concluídas com sucesso. Esses números não apenas refletem a alta capacidade técnica e a eficiência da equipe médica, mas, também, o compromisso da instituição com a saúde e o bem-estar da comunidade.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, também destacou a importância do hospital para o sistema de saúde estadual. “O Hospital do Coração Alagoano tem desempenhado um papel crucial na melhoria da saúde cardiovascular em Alagoas. A quantidade de atendimentos e procedimentos realizados é um indicador claro da eficácia e do impacto positivo que a unidade tem na vida das pessoas. O governo estadual apoia e reconhece o esforço e a dedicação da equipe do hospital”, declarou o gestor da saúde alagoana.

Assistência


Ao longo destes dois anos de funcionamento, vários pacientes passaram pela unidade, como por exemplo, José Toledo, de 55 anos, natural de Penedo, que realizou um procedimento cirúrgico de revascularização do miocárdio. “Posso dizer que cheguei doente e estou saindo curado. Quero agradecer a todos que fazem o Hospital do Coração pelo acolhimento e carinho. Saio daqui um novo ser humano”, frisou.

Já Edson Santos, de 66 anos, fez uma cirurgia de entropótese da aorta, com o objetivo normalizar o fluxo sanguíneo, evitando assim o rompimento do aneurisma e possíveis sangramentos internos, que podem levar à morte. Após o procedimento, Edson recebeu alta sem sentir nenhuma dor e agradeceu toda equipe médica pelo excelente tratamento.

O aposentado José Nunes da Silva, morador da cidade de Campo Alegre, ficou internado 34 dias no Hospital do Coração Alagoano, depois de sofrer um infarto. “Eu sempre digo que eu não estava em um hospital, estava numa casa de repouso de gente rica. Fui muito bem tratado por todos. Tive anjos cuidando de mim”, enfatizou.

Ótimos resultados

O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, expressou sua satisfação com os resultados alcançados. “Estamos muito orgulhosos do que conquistamos nesses dois anos. O Hospital do Coração Alagoano se tornou um pilar fundamental para o atendimento cardiovascular em nossa região. Nossos números são um reflexo do trabalho árduo e da dedicação de toda a equipe, que está comprometida em oferecer o melhor cuidado possível para nossos pacientes. Continuaremos a investir em tecnologia e formação para manter e aprimorar a qualidade dos nossos serviços”, afirmou.

Ele acrescentou, ainda, o fato de a Sesau, a quem o Hospital do Coração Alagoano é vinculado, ter implantado programas que têm interiorizado a assistência cardiológica no Estado de Alagoas, como o Bate Coração. "Por meio dele abrangemos todo o território alagoano no tratamento de uma das principais emergências cardiológicas, que é o infarto agudo do miocárdio”, frisou Otoni Veríssimo.