Alagoas

ANML concede título de imortal à médica legista de Alagoas

Com o título, Maria Luísa Duarte se torna a terceira mulher a ocupar uma cadeira da academia

Por 7Segundos, com assessoria 12/09/2024 18h06 - Atualizado em 12/09/2024 19h07
ANML concede título de imortal à médica legista de Alagoas
Maria Luísa Duarte é a terceira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Nacional de Medicina Legal - Foto: Polícia Científica

A Academia Nacional de Medicina Legal (ANML) concedeu à médica legista alagoana Maria Luísa Duarte o título de imortal. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12), pela Polícia Científica do Estado de Alagoas (POLC).

A cerimônia de nomeação e entrega de diploma ocorreu no último sábado (7), durante o VII Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícias Médicas, no Rio de Janeiro.

Maria Luísa ocupa agora a cadeira de número 27, tornando-se a terceira mulher a integrar a ANML, junto à Dra. Tereza Pacheco, já falecida, também alagoana, que atuava no IML Nina Rodrigues, em Salvador. Atualmente, apenas duas mulheres fazem parte da academia.

“Gostaria de fazer uma referência ao professor doutor Genival Veloso de França, meu mentor durante o período em que atuei como perita médica legista e docente. E agradeço a Deus e as pessoas que me forneceram oportunidades que não deixei escapar, como este momento especial de ficar na história da Medicina Legal do Brasil. A todos, muito obrigada!”, agradeceu a imortal.

Natural de Palmeira dos Índios, Maria Luísa se formou em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1982. Após se formar, a doutora desejou especializar-se em Cirurgia Geral ou Anatomia Patológica, porque ambas lidam com anatomia, corpo, e a anatomia patológica é mais ligada ainda a Medicina Legal, pois nela é feita a necropsia clínica (médicos patologistas que atuam no Serviço de Verificação de Óbito).

Em 2014, a perita se aposentou das atividades no Instituto Médico Legal Estácio de Lima e em 2023, após 33 anos de dedicação ao ensino, também se aposentou da função de professora titular da Uncisal. Agora, após ser diplomada como imortal da ANML, ela continuará contribuindo para o desenvolvimento da Medicina Legal no Brasil.

Sobre a ANML

Fundada em 16 de outubro de 2008, a ANML é uma entidade científica sem fins lucrativos dedicada ao aprimoramento e divulgação de conhecimentos em Medicina Legal e áreas correlatas. A academia visa fomentar o interesse pela pesquisa e pelo ensino da Medicina Legal em todo o país, além de ser guardiã da doutrina médico-legal.