Estudante do Núcleo de Línguas Estrangeiras discursa em inglês no G20
Camila Lima participa da abertura da reunião ministerial em Maceió
Em inglês, à frente de autoridades de nações de todo o mundo, a jovem Camila Lima, 18 anos, discursou sobre a educação pública e a importância do ensino de língua estrangeira de forma gratuita. Ela foi uma das pessoas que participaram da abertura da reunião ministerial do G20 em Maceió, na manhã desta sexta-feira (13), no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas.
Estudante do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), Camila conhece a importância das oportunidades. Por isso, ela foi uma das escolhidas para representar a população maceioense da periferia no evento, que debate, entre outros temas, inclusão digital, conectividade universal e significativa e uso da Inteligência Artificial para o desenvolvimento sustentável.
A jovem contou que se sentiu grata em participar do encontro internacional e vê a iniciativa como mais uma chance de crescimento. “Participar do G20 foi uma grande surpresa na minha vida, eu nem sabia que ia ser um evento com essa magnitude e realmente estou muito feliz de ter chegado até aqui”, comemorou.
Desde fevereiro de 2023, Camila estuda inglês no núcleo do Jacintinho que está em funcionamento há 24 anos. Há dois, o programa foi ampliado com a instalação em Maceió de mais dois espaços de aprendizagem de idiomas estrangeiros, nos bairros Poço e Benedito Bentes, o que garante a descentralização e o atendimento de mais pessoas em diferentes localidades.
O coordenador do programa e professor de línguas, Jefferson Simons, destacou que uma das turmas é toda formada por pequenos empreendedores do setor do turismo, que atualmente estudam espanhol para aprimorar o diálogo com clientes estrangeiros.
O professor ressaltou que o ensino de inglês e espanhol para pessoas em situação de vulnerabilidade social tem mudado vidas, como está sendo com a jovem Camila. No discurso da aluna, Simons contou que precisou segurar a emoção.
“Segurei as lágrimas, porque sei que fazer educação pública não é fácil. Mas agradeço muito ao nosso prefeito JHC, porque nessa gestão, o Núcleo criou mais mobilidade. A gente tinha sempre vontade de alcançar mais bairros, de levar aos jovens, que muitas vezes estão ociosos, e a gente tem a possibilidade de ter uma aluna como a Camila. Vê-la crescendo é gratificante”, afirmou.
Para se inscrever, os interessados devem esperar a abertura das inscrições pela Semed. Estudantes da rede pública municipal de ensino e também a comunidade em geral podem concorrer às vagas.