PM realiza solenidade de passagem de comando do Centro de Formação de Praças
Formatura militar marcou transmissão do cargo do tenente-coronel Silvio Lúcio para o major Jefferson Canuto

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) realizou na manhã desta quarta-feira (18) a solenidade de passagem de comando do tenente-coronel Silvio Lúcio para o major Jefferson Canuto.
A formatura militar foi prestigiada pelo comandante-geral, coronel Paulo Amorim, e pelo subcomandante, coronel Neyvaldo Amorim. Em seu discurso, o comandante destacou a importância do Centro de Formação para a Polícia Militar.
“Reforço aqui o importante trabalho desempenhado pelo CFAP, responsável pela formação e aperfeiçoamento dos nossos soldados, cabos e sargentos. Uma corporação que tem uma base militar sólida consegue desempenhar com maestria a sua missão constitucional de proteger a sociedade. Parabenizo o tenente-coronel Lúcio pelo excelente trabalho realizado e desejo sucesso ao major Canuto no cumprimento da nova missão”, ressaltou Paulo Amorim.
O sargento da reserva, Gilvanisio Mello, foi o veterano homenageado com o rito da continência militar. O evento contou com o desfile de tropas compostas por pelotões de alunos dos cursos de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e de Metodologia do Treinamento Físico Policial Militar (CMTFPM), que se encontram em andamento, além do efetivo administrativo da unidade-escola.
Para o novo comandante do CFAP, major Canuto, a missão recebida é motivo de muita honra e orgulho.
“O cargo carrega a responsabilidade de comandar a unidade onde começa a Polícia Militar de Alagoas. No decorrer desta missão, continuarei leal às diretrizes do comando-geral da PM, trabalhando para capacitar e aperfeiçoar os nossos soldados, cabos e sargentos, com os cursos que ora tramitam na Escola e outros que estão por vir. Também estaremos focados em bem preparar o CFAP para os próximos cursos de formação. Com a gratidão a Deus e ao comando da corporação, espero retribuir à altura a confiança em mim depositada”, salientou.
Através da Lei nº 2.287, de 22 de agosto de 1960, foi criada na Polícia Militar de Alagoas uma Companhia-escola no 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tornando-se, assim, o embrião da formação policial militar na corporação alagoana. Dois anos depois, houve a reestruturação da PM, estabelecendo um Grupamento Escola no Quartel Geral, necessário à boa formação, especialização e aperfeiçoamento dos quadros e da tropa.
Anos depois, o Grupamento Escola transformou-se em Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) como órgão de apoio do sistema de ensino, subordinado diretamente ao comandante-geral, destinado à formação, especialização e aperfeiçoamento de praças.
Denominado posteriormente de Centro de Ensino e Instrução (CEI), subordinado à Diretoria de Ensino, passando a partir de então a formar, aperfeiçoar, especializar e treinar conjuntamente oficiais e praças da Corporação, assim permanecendo por oito anos. O CEI foi extinto em 1992, sendo, em seu lugar, criada a Academia de Polícia Militar (APM), destinada a formar e aperfeiçoar os oficiais, e no ato, recriado o CFAP, permanecendo com essa nomenclatura até a presente data.
Últimas notícias

Tarcísio critica prisão de Bolsonaro e cobra moderação das instituições: "Um absurdo"

Deputada propõe aplauso a Nikolas por vídeo que levou Bolsonaro à prisão

“Congresso precisa reagir”, diz Damares sobre prisão de Bolsonaro

Vereador aciona Procon por falta de abastecimento de água em comunidade de Jequiá da Praia

“Estamos oficialmente em uma ditadura”, diz Flávio Bolsonaro sobre prisão domiciliar

Alfredo Gaspar repudia “ditadura da toga” após decisão de Moraes sobre prisão domiciliar de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
