Maceioenses traçam futuro urbano de Maceió ao participar do Plano Diretor
Comunidades priorizam estratégias para planejar uma cidade mais eficiente e sustentável
As primeiras oficinas do Plano Diretor de Maceió, realizadas em duas etapas, mobilizaram a população para discutir problemas e potencialidades e propor diretrizes que visam modernizar o desenvolvimento urbano da capital alagoana.
Com um total de 1.106 inscrições, o processo contou com a participação de representantes de 80% dos bairros de Maceió, consolidando uma ampla participação social. As oficinas ocorreram em diferentes lugares da cidade, ao permitir que os cidadãos tivessem voz nas discussões sobre problemas, potencialidades e soluções para o município.
Na primeira etapa, foram realizadas três oficinas em finais de semanas consecutivos. Foram abordados temas como mudanças climáticas, direito à cidade e reestruturação da paisagem urbana. Esta fase contou com 1.160 contribuições e foi essencial para identificar problemas e potencialidades de Maceió.
A segunda etapa, realizada ao longo de quatro dias, concentrou-se em desenvolver ações e diretrizes para enfrentar os desafios urbanos. A oficina contou com 572 contribuições e explorou a mobilidade e o transporte, requalificação urbana, corpos hídricos, saneamento ambiental, turismo e meio ambiente. Além disso, o debate sobre o uso e a ocupação do solo, reforçou a necessidade de uma gestão urbana sustentável.
As oficinas adotaram uma metodologia participativa, que priorizou a escuta das necessidades e sugestões dos maceioenses. Para garantir a inclusão, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais fizeram a tradução do português para Libras. Os recursos de audiodescrição e pisos táteis estiveram à disposição de pessoas com deficiência visual.
“Não tive dificuldade nenhuma em participar. As propostas voltadas para a acessibilidade foram muito bem recebidas e debatidas, com audiodescrição disponível, locais acessíveis com piso direcional e uma equipe muito bem treinada,” afirmou Roberto Freire, que possui deficiência visual.
Gildo Santana é membro do Conselho do Plano Diretor. O ciclista participou das oficinas, ao levar sugestões para a melhoria da infraestrutura cicloviária. “Estamos discutindo nas oficinas a reestruturação e modernização do Plano Diretor de Maceió, que é essencial para a intervenção urbana. Com isso, buscamos colaborar para tornar Maceió uma cidade mais inteligente e acessível”, frisou.
A próxima etapa do processo de revisão do Plano Diretor de Maceió incluirá a entrega do Caderno de Proposições Comunitárias e o Caderno de Proposições Técnicas. Para acompanhar o andamento do processo e obter mais informações, visite o site: https://planodiretor.maceio.al.gov.br/. No link estão disponíveis detalhes sobre as etapas, propostas discutidas e como participar das próximas fases.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
