Operação descobre 'gatos de energia' em estabelecimentos na Ponta Verde e Jatiúca
Após a constatação dos crimes, os donos dos estabelecimentos foram autuados por furto e fraude de energia
Uma operação de uma distribuidora de energia de Alagoas, chamada "Avalanche", encontrou "gatos de energia" em um restaurante, uma barbearia e em uma farmácia, localizados nos bairros de Ponta Verde e Jatiúca, em Maceió. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (20).
Segundo os técnicos, as irregularidades encontradas poderia abastecer cerca de 300 casas de pequeno porte. Estima-se que foram desviados 63.000 kW.
Após a constatação do desvio de energia, os donos dos estabelecimentos foram autuados por furto e fraude de energia, como também foram registrados Boletins de Ocorrências.
Diferença entre furto e roubo
O furto é a ação de desviar ou "puxar" energia da rede elétrica sem o conhecimento e a autorização da distribuidora responsável, e sem qualquer tipo de registro da energia consumida. Esses furtos são os popularmente conhecidos como "gatos" ou ligações clandestinas.
A fraude é caracterizada por um ato intencional de manipulação nos equipamentos de medição da distribuidora, com o objetivo de reduzir ou "zerar" o faturamento efetivo de uma unidade de consumo.
Estelionato
O furto e a fraude são crimes, segundo o Código Penal Brasileiro, classificados como estelionato (artigo 171).
A pessoa que cometer esses crimes pode receber uma pena de um a quatro anos de reclusão. Os valores retroativos referentes ao período fraudado também são cobrados e com multa. Quando são descobertos, os responsáveis dos estabelecimentos podem ter o seu fornecimento de energia suspenso.
Veja também
Últimas notícias
EUA e Irã negociam na Suíça em meio ao impasse com Israel no Líbano
Petrúcio Amorim desabafa sobre tentativa de retirá-lo da programação de evento durante show
Morre Robson Barros, ex-paquito da Xuxa, aos 57 anos
Motorista perde o controle e carro derruba telhado de casa em Arapiraca
Idoso fica ferido na cabeça após cair em cisterna desativada de São Sebastião
Acidente de moto deixa vítima fatal em Lagoa da Canoa
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
