Cidades

Operação descobre 'gatos de energia' em estabelecimentos na Ponta Verde e Jatiúca

Após a constatação dos crimes, os donos dos estabelecimentos foram autuados por furto e fraude de energia

Por 7Segundos 20/09/2024 17h05 - Atualizado em 20/09/2024 17h05
Operação descobre 'gatos de energia' em estabelecimentos na Ponta Verde e Jatiúca
Estabelecimentos foram flagrados desviando energia elétrica em Maceió - Foto: Assessoria

Uma operação de uma distribuidora de energia de Alagoas, chamada "Avalanche", encontrou "gatos de energia" em um restaurante, uma barbearia e em uma farmácia, localizados nos bairros de Ponta Verde e Jatiúca, em Maceió. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (20).

Segundo os técnicos, as irregularidades encontradas poderia abastecer cerca de 300 casas de pequeno porte. Estima-se que foram desviados 63.000 kW.

Após a constatação do desvio de energia, os donos dos estabelecimentos foram autuados por furto e fraude de energia, como também foram registrados Boletins de Ocorrências.

Diferença entre furto e roubo

O furto é a ação de desviar ou "puxar" energia da rede elétrica sem o conhecimento e a autorização da distribuidora responsável, e sem qualquer tipo de registro da energia consumida. Esses furtos são os popularmente conhecidos como "gatos" ou ligações clandestinas.

A fraude é caracterizada por um ato intencional de manipulação nos equipamentos de medição da distribuidora, com o objetivo de reduzir ou "zerar" o faturamento efetivo de uma unidade de consumo.

Estelionato

O furto e a fraude são crimes, segundo o Código Penal Brasileiro, classificados como estelionato (artigo 171).

A pessoa que cometer esses crimes pode receber uma pena de um a quatro anos de reclusão. Os valores retroativos referentes ao período fraudado também são cobrados e com multa. Quando são descobertos, os responsáveis dos estabelecimentos podem ter o seu fornecimento de energia suspenso.