Apenas 5% dos adolescentes completaram vacinação contra a dengue em Alagoas
Ministério da Saúde distribuiu 43,7 mil doses para o Estado
Em Alagoas, o cenário da vacinação contra a dengue reflete a baixa adesão que tem sido observada em outras partes do Brasil. Dos 43,7 mil imunizantes recebidos pelo estado, apenas 26,8 mil primeiras doses foram aplicadas, e pouco mais de 1,4 mil pessoas retornaram para completar o esquema vacinal com a segunda dose.
O esquema vacinal contra a dengue requer um intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose, sendo fundamental que a população fique atenta à caderneta de vacinação.
A vacinação contra a dengue, incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) pela primeira vez em 2024, tem como público-alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo que apresenta o maior número de hospitalizações pela doença, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, reforça a importância da vacinação. “Dentro da faixa etária indicada pelo laboratório para receber a vacina, selecionamos o intervalo com maior número de hospitalizações por dengue no Brasil. Contudo, esse público tem uma adesão menor, justamente por não ser uma idade que frequenta os serviços de saúde rotineiramente. Por isso, os pais e responsáveis precisam levar as crianças e adolescentes para se vacinar. É um ato de amor e de responsabilidade”, destaca.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
