Polícia

[Vídeo] Abordagem da polícia termina com empurrões e disparo de arma; criança presencia

A Polícia Militar informou, em nota, que foi acionada após denúncia de 'som abusivo' em uma residência

Por 7Segundos 30/09/2024 12h12 - Atualizado em 30/09/2024 12h12
[Vídeo] Abordagem da polícia termina com empurrões e disparo de arma; criança presencia
A caixa de som da mulher foi recolhida pelos policiais e a confusão se instaurou - Foto: Reprodução / Vídeo

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de policiais militares empurrando e chutando uma mulher durante o atendimento de uma ocorrência em uma região conhecida como Mutirão, em Capela, no interior de Alagoas. O caso aconteceu no último sábado (28).

A Polícia Militar informou, em nota, que foi acionada após denúncia de 'som abusivo' em uma residência. “Enquanto a viatura se aproximava, já era possível confirmar [...] e que se tratava de uma residência que era reincidente neste tipo de ilicitude. Na chegada ao local, os policiais encontraram a proprietária bebendo junto a outras pessoas”, disse.

Ainda segundo a corporação, a equipe pediu para que o som fosse desligado - o que foi obedecido pela mulher, mas que se negou a apresentar documento pessoal. “Diante de novo pedido para que a mulher buscasse seus documentos, ela manteve a negativa e começou a mudar o comportamento. Fez comentários depreciativos sobre a PM. Contudo, ao entrar em casa, mudou o tom e passou a proferir uma série de ofensas, palavrões e xingamentos”.

A caixa de som foi recolhida pelos policiais e a confusão se instaurou. No vídeo (assista abaixo), é possível escutar o momento em que a mulher fala: “Me dê a minha caixinha”. Na sequência, um dos policiais dispara um chute contra a denunciada. Com o susto, a suposta filha da mulher aparece nas imagens correndo: “Minha mãe, minha mãe”, às lágrimas.

Ainda é possível ver quando a mulher vai na direção de um dos policiais atrás da caixa de som, quando é empurrada junto de um terceiro. Com os dois no chão, um agente dispara a arma.

A Polícia Militar informou que foi necessário o emprego da força diante da situação. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por perturbação do sossego foi lavrado, além de outro por desacato e desobediência. 


Confira, abaixo, a nota na íntegra.

A Polícia Militar de Alagoas vem a público manifestar-se a respeito de um vídeo que tem circulado em redes sociais. A Corporação esclarece que se trata de uma ocorrência registrada no bairro Mutirão, no município de Capela, na noite de sábado (28) por uma equipe da 3ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I).


A guarnição foi acionada pouco antes das 23h para verificar um som abusivo em uma residência localizada no Conjunto São Sebastião. Enquanto a viatura se aproximava, já era possível confirmar a denúncia e que se tratava de uma residência que era reincidente neste tipo de ilicitude. Na chegada ao local, os policiais encontraram a proprietária bebendo junto a outras pessoas. A equipe solicitou que o som fosse desligado. Ela obedeceu após certo tempo, mas se negou a apresentar alguma documentação pessoal.


Diante de novo pedido para que a mulher buscasse seus documentos, ela manteve a negativa e começou a mudar o comportamento. Fez comentários depreciativos sobre a PM. Contudo, ao entrar em casa, mudou o tom e passou a proferir uma série de ofensas, palavrões e xingamentos.


Quando a equipe recolheu o equipamento de som, a mulher partiu em direção a um dos policiais, ignorando os pedidos para se afastar. Outros indivíduos começaram a se juntar e alguns deles foram em direção à guarnição.

Diante da situação, foi necessário empregar a força com uso de instrumento de menor potencial ofensivo; para isso, utilizou-se uma espingarda com munições de elastômero (borracha), resultando em dois disparos. Foi lavrado um primeiro Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela contravenção penal de perturbação do sossego, e na sequência, foi prestado suporte para atendimento médico para a senhora envolvida. Por fim, foi confeccionado um segundo TCO por desacato e desobediência.