Política

[Vídeo] Redes sociais de Rafael Brito são reativadas após determinação do TRE

Reativação ocorreu à poucas horas, tendo, assim, ultrapassado o prazo máximo dado pela segunda determinação do TRE

Por Wanessa Santos 01/10/2024 12h12 - Atualizado em 01/10/2024 13h01
[Vídeo] Redes sociais de Rafael Brito são reativadas após determinação do TRE
Candidato à prefeitura de Maceió, Rafael Brito, teve suas redes sociais reativadas nesta terça-feira (1º) - Foto: Reprodução/Instagram

As redes sociais do candidato à prefeitura de Maceió pelo MDB, Rafael Brito, foram reativadas nesta terça-feira (1º). A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinava o bloqueio / suspensão da conta privada do candidato por 24 horas seguidas, ordem que teve início no último sábado (28).

Inicialmente a determinação do TER
tinha penalidades mais duras para o candidato do MDB, com uma determinação de suspensão da rede social de Brito até o próximo dia 06, dia das eleições, com uma multa no valor de R$ 100 mil, além da suspensão de programas do rádio e TV. Após a defesa de Rafael recorrer, o TRE decidiu reduzir as penalidades, aplicando um prazo de bloqueio/suspensão da conta privada do candidato para 24 horas seguidas, e multa processual de R$ 15 mil.

A reativação do perfil de Rafael Brito na rede social Instagram ocorreu à poucas horas, tendo, assim, ultrapassado o prazo máximo dado pela segunda determinação do TRE, segundo o próprio candidato.

Em nota, a coligação do candidato pontuou que foram mais de 16 horas de bloqueio, além do que determinava o órgão, trazendo, assim, prejuízos para a candidatura de Brito.

Em seu perfil na rede social recém-desbloqueada, o candidato pediu que os eleitores o ajudassem a divulgar seus projetos de campanha, na intenção de tentar recuperar o tempo perdido durante as horas de suspensão de suas redes e propagandas eleitorais no geral.

“Estão tentando me silenciar, por isso, mais do que nunca, conto com o apoio de vocês para que, nessa reta final, possam divulgar nossas propostas e levar nossa campanha, nossa verdade, para mais pessoas”, disse Brito.

Confira na íntegra a Nota enviada:

Nota da Coligação Maceió levada a sério - atualização

Em plena disputa pela Prefeitura de Maceió, Rafael Brito teve suas redes sociais retiradas do ar por uma decisão que previa uma pena de 24 horas. No entanto, o prazo já passou e nesta terça-feira (1º), 16 horas depois, a conta continua desativada causando enorme prejuízo para candidatura que faz oposição e aponta os sucessivos erros administrativos do prefeito JHC e para o processo democrático como um todo.

É de se lamentar que o prazo não tenha sido cumprido no tempo de 24 horas estabelecido pela decisão judicial – que inicialmente queria silenciar Rafael Brito até o final da eleição. JHC ingressou na Justiça buscando impedir o debate dentro do período eleitoral, para não ter que explicar uma série de suspeitas durante sua gestão.

A campanha de Rafael Brito deixa um questionamento aos eleitores de Maceió: “Quem pagará por isso?”