Operações “Terra Roxa” e “Beira Rio 02” terminam com 11 presos em Alagoas
Ações ocorreram em Maceió, Marechal Deodoro e Porto Calvo
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceria com o Ministério Público de Alagoas, deflagrou nesta quinta-feira (10) as operações 'Terra Roxa' e 'Beira Rio 02' nas cidades de Maceió, Marechal Deodoro e Porto Calvo, resultando na prisão de 11 pessoas e apreensão de um adolescente. As ações visam combater o tráfico de drogas e desarticular organizações criminosas no estado de Alagoas.
A Operação Terra Roxa, realizada nos bairros da Pescaria e Ipioca, em Maceió, teve como principal objetivo combater o tráfico de entorpecentes e o porte ilegal de armas de fogo. Ao todo, foram emitidos 11 mandados de prisão e nove de busca e apreensão. Nove pessoas foram presas, sendo sete no bairro da Pescaria e uma em Ipioca. Além disso, um menor foi apreendido em flagrante. Durante a operação, também foram confiscadas duas pistolas: uma calibre .380 e outra calibre .765.
As investigações da Operação Terra Roxa foram conduzidas por uma força-tarefa envolvendo o Gaeco, liderado pela promotora de Justiça Martha Bueno, titular da 65ª Promotoria de Justiça da capital, em conjunto com a SSP e a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar. Os mandados foram emitidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. A operação foi assim batizada devido ao significado do nome Ipioca em Tupi-Guarani, que se traduz como “Terra Roxa”, refletindo as principais áreas de atuação da organização criminosa que dominava o comércio de drogas na região.
Paralelamente, a Operação Beira Rio 02 foi realizada nas cidades de Marechal Deodoro e Porto Calvo. Seu foco era prender integrantes de outra organização criminosa, também envolvida com o tráfico de entorpecentes, que já havia sido alvo de uma operação anterior em 2023. Nesta segunda fase, o objetivo foi localizar e capturar os remanescentes da primeira etapa. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão. Três pessoas foram presas até o momento, sendo duas no bairro do Trapiche e uma no bairro do Poço, em Maceió.
As investigações da Operação Beira Rio 02 foram conduzidas pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), da Polícia Civil, em parceria com o 6º Batalhão de Polícia Militar. O nome da operação faz referência à localização do comércio ilegal de drogas, às margens do rio que corta a cidade de Porto Calvo.
Veja também
Últimas notícias
Daniel Barbosa é reeleito deputado federal com mais de 100 mil votos
Lula é o mais votado para presidente em Arapiraca no primeiro turno
Veja quem são os 27 deputados estaduais eleitos por Alagoas em 2026
Apoiadores de JHC se reúnem em comitê para comemorar vitória em Maceió
Erika Hilton se torna a mulher mais votada na história da Câmara
Raquel Lyra é reeleita governadora em Pernambuco no primeiro turno
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
