Operações “Terra Roxa” e “Beira Rio 02” terminam com 11 presos em Alagoas
Ações ocorreram em Maceió, Marechal Deodoro e Porto Calvo
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceria com o Ministério Público de Alagoas, deflagrou nesta quinta-feira (10) as operações 'Terra Roxa' e 'Beira Rio 02' nas cidades de Maceió, Marechal Deodoro e Porto Calvo, resultando na prisão de 11 pessoas e apreensão de um adolescente. As ações visam combater o tráfico de drogas e desarticular organizações criminosas no estado de Alagoas.
A Operação Terra Roxa, realizada nos bairros da Pescaria e Ipioca, em Maceió, teve como principal objetivo combater o tráfico de entorpecentes e o porte ilegal de armas de fogo. Ao todo, foram emitidos 11 mandados de prisão e nove de busca e apreensão. Nove pessoas foram presas, sendo sete no bairro da Pescaria e uma em Ipioca. Além disso, um menor foi apreendido em flagrante. Durante a operação, também foram confiscadas duas pistolas: uma calibre .380 e outra calibre .765.
As investigações da Operação Terra Roxa foram conduzidas por uma força-tarefa envolvendo o Gaeco, liderado pela promotora de Justiça Martha Bueno, titular da 65ª Promotoria de Justiça da capital, em conjunto com a SSP e a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar. Os mandados foram emitidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. A operação foi assim batizada devido ao significado do nome Ipioca em Tupi-Guarani, que se traduz como “Terra Roxa”, refletindo as principais áreas de atuação da organização criminosa que dominava o comércio de drogas na região.
Paralelamente, a Operação Beira Rio 02 foi realizada nas cidades de Marechal Deodoro e Porto Calvo. Seu foco era prender integrantes de outra organização criminosa, também envolvida com o tráfico de entorpecentes, que já havia sido alvo de uma operação anterior em 2023. Nesta segunda fase, o objetivo foi localizar e capturar os remanescentes da primeira etapa. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão. Três pessoas foram presas até o momento, sendo duas no bairro do Trapiche e uma no bairro do Poço, em Maceió.
As investigações da Operação Beira Rio 02 foram conduzidas pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), da Polícia Civil, em parceria com o 6º Batalhão de Polícia Militar. O nome da operação faz referência à localização do comércio ilegal de drogas, às margens do rio que corta a cidade de Porto Calvo.