Operações “Terra Roxa” e “Beira Rio 02” terminam com 11 presos em Alagoas
Ações ocorreram em Maceió, Marechal Deodoro e Porto Calvo
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceria com o Ministério Público de Alagoas, deflagrou nesta quinta-feira (10) as operações 'Terra Roxa' e 'Beira Rio 02' nas cidades de Maceió, Marechal Deodoro e Porto Calvo, resultando na prisão de 11 pessoas e apreensão de um adolescente. As ações visam combater o tráfico de drogas e desarticular organizações criminosas no estado de Alagoas.
A Operação Terra Roxa, realizada nos bairros da Pescaria e Ipioca, em Maceió, teve como principal objetivo combater o tráfico de entorpecentes e o porte ilegal de armas de fogo. Ao todo, foram emitidos 11 mandados de prisão e nove de busca e apreensão. Nove pessoas foram presas, sendo sete no bairro da Pescaria e uma em Ipioca. Além disso, um menor foi apreendido em flagrante. Durante a operação, também foram confiscadas duas pistolas: uma calibre .380 e outra calibre .765.
As investigações da Operação Terra Roxa foram conduzidas por uma força-tarefa envolvendo o Gaeco, liderado pela promotora de Justiça Martha Bueno, titular da 65ª Promotoria de Justiça da capital, em conjunto com a SSP e a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar. Os mandados foram emitidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. A operação foi assim batizada devido ao significado do nome Ipioca em Tupi-Guarani, que se traduz como “Terra Roxa”, refletindo as principais áreas de atuação da organização criminosa que dominava o comércio de drogas na região.
Paralelamente, a Operação Beira Rio 02 foi realizada nas cidades de Marechal Deodoro e Porto Calvo. Seu foco era prender integrantes de outra organização criminosa, também envolvida com o tráfico de entorpecentes, que já havia sido alvo de uma operação anterior em 2023. Nesta segunda fase, o objetivo foi localizar e capturar os remanescentes da primeira etapa. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão. Três pessoas foram presas até o momento, sendo duas no bairro do Trapiche e uma no bairro do Poço, em Maceió.
As investigações da Operação Beira Rio 02 foram conduzidas pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), da Polícia Civil, em parceria com o 6º Batalhão de Polícia Militar. O nome da operação faz referência à localização do comércio ilegal de drogas, às margens do rio que corta a cidade de Porto Calvo.
Veja também
Últimas notícias
PF pode interromper emissão de passaporte por falta de verba
Eduardo Bulhões reforça valorização dos professores e promete pagar precatórios
Mulher morre após passar mal enquanto bebia em praça de São Miguel dos Campos
Motorista derruba poste em acidente no bairro Cidade Universitária, em Maceió
Reserva técnica da Policia Científica doa brinquedos ao IML de Maceió
Moradores do Jardim Tropical comemoram pavimentação entregue pelo prefeito Luciano Barbosa
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
