Trânsito

Prefeitura de Maceió instala novas defensas metálicas para absorver impactos no trânsito

Chamados 'guard-rail', dispositivos trazem uma maior segurança a motoristas, ciclistas e pedestres

Por 7Segundos, com assessoria 15/10/2024 15h03 - Atualizado em 15/10/2024 15h03
Prefeitura de Maceió instala novas defensas metálicas para absorver impactos no trânsito
Defensas metálicas têm o objetivo de promover segurança e proteção aos condutores - Foto: Jader Ulisses / Ascom DMTT

Equipes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (DMTT) instalaram dispositivos que absorvem impactos e redirecionam veículos em casos de perda de controle de veículos na cidade, o chamados guard-rail ou também defensas. O objetivo dessa instalação é proteger condutores, trazer uma maior segurança a ciclistas e pedestres.

Segundo a prefeitura, as barreiras metálica foram colocadas em áreas como a Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-oeste) e em diversos trechos da Avenida Pierre Chalita, onde já foi realizada a manutenção de defensas já existentes e novas instalações em outros pontos da via. 

 "Essas instalações fazem parte de um esforço contínuo para garantir que motoristas e pedestres tenham mais segurança viárias, especialmente em locais onde há grande fluxo e potencial de acidentes. Estamos sempre observando e realizando estudos contínuos para avaliar quais áreas precisam de reforço, seja com substituições ou novas implantações", disse a coordenadora Geral de Projetos de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT, Wanessa Costa.

Ainda segundo o órgão, outros pontos da cidade que necessita de novas instalações de defensas metálicas ou manutenções também serão beneficiados em breve.

Outras intervenções

Além dessa instalação, a Prefeitura está realizando investimentos em sinalizações, ampliação e requalificação da malha cicloviária e outras intervenções que buscam promover a mobilidade urbana com segurança para motoristas, ciclistas e pedestres. Locais como as avenidas Fernandes Lima e Dural de Góes Monteiro já estão no planejamento para futuras manutenções, além da Via da Ligação.