Deputado Leonam apresenta projeto de Lei que libera tratamento com Ozempic em AL
A implementação desta política será de responsabilidade da Secretaria da Saúde
O deputado Delegado Leonam (União Brasil) apresentou na Assembleia Legislativa, projeto de lei que institui em Alagoas, a política de fornecimento gratuito de medicamentos com as substâncias Tirzpatide e Semaglutida, indicados clinicamente para pacientes com Diabetes Tipo II e para pessoas com obesidade grau ou 3 ou 2, mediante laudo médico do SUS, nas unidades de saúde pública estadual e nas unidades privadas conveniadas ao SUS. A novidade foi divulgada pelo próprio deputado em suas redes sociais.
De acordo com o jovem parlamentar, a diabetes mellitus tipo 2 e a obesidadė são doenças crônicas que têm alcançado proporções alarmantes em Alagoas e em todo o Brasil. "Ao garantir o acesso a essas medicações, estaremos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos, promovendo saúde, bem-estar e dignidade a uma parcela significativa da população que, atualmente, enfrenta grandes dificuldades para obter os tratamentos necessários", justifica Leonam.
Para a obtencão dos medicamentos, o paciente deverá seguir o procedimento padrão dos SUS, utilizando o Cartão Nacional de Saúde e atender aos seguintes requisitos: acesso ao tratamento conforme as orientações da Anvisa; apresentação de prescrição médica laudo justificando a necessidade do tratamento; comprovação de insuficiência financeira para aquisição dos medicamentos; e reavaliação do tratamento a cada seis meses para verificar a eficácia e necessidade de ajustes no tratamento.
Ainda de acordo com o projeto, a implementação desta política será de responsabilidade da Secretaria da Saúde, que deverá diagnosticar e tratar pacientes que possam se beneficiar das substâncias, com base em evidências científicas e promover campanhas educativas sobre o uso de Tirzpatide e Semaglutida incluindo palestras, fóruns e cursos de capacitação, em parceria com organizações não governamentais e entidades sem fins lucrativos.
"Ressaltamos que e diabetes e a obesidade são fatores de risco para diversas doenças crônicas e representam uma das principais causas de mortalidade no Brasil. Portanto, este projeto não se limita a um atendimento pontual; trata-se de um esforço abrangente para melhorar a saúde pública em Alagoas, reduzindo a incidência dessas Condições e suas complicações", explica o deputado Leonam.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
