Polícia

Jairzinho usa marketeiro para espalhar fake news e anunciar manifestação contra vitória de Edilza em Lagoa da Canoa

De acordo com a legislação eleitoral espalhar fake news e difamar o sistema eleitoral é crime e pode resultar em prisão

Por R7 22/10/2024 19h07
Jairzinho usa marketeiro para espalhar fake news e anunciar manifestação contra vitória de Edilza em Lagoa da Canoa
Jairzinho com o marketeiro - Foto: Assessoria

O resultado das eleições, que confirmou a vitória histórica de Edilza Alves em Lagoa da Canoa pelo visto ainda não foi “digerido” pelo candidato derrotado Jairzinho Lira. Após amargar sua terceira derrota consecutiva, Jairzinho está utilizando o seu marketeiro pessoal, Júnior Leite, para espalhar fake news na cidade, contestando o resultado das eleições do último dia 6 de outubro e descredibilizando o sistema eleitoral.

Desde o último final de semana vem circulando nas redes sociais um áudio de Júnior Leite afirmando que nesta terça-feira (22) será anunciada uma grande caminhada pelas ruas da cidade em protesto contra a suposta fraude nas eleições.

Uma fonte conseguiu a foto de um material que teria acabado de ser rodado numa gráfica, onde constam os seguintes dizeres: “Fraude nas eleições nunca mais. Fora Edilza/Tainá”. O material deverá ser usado na manifestação.

Ameaças, agressões, pessoas sacando armas e muitas mentiras. Assim se decorreu o processo eleitoral neste ano em Lagoa da Canoa, considerado um dos mais tensos de sua história. Vários assessores e pessoas ligadas ao candidato derrotado foram flagrados cometendo esses tipos de crimes.

Um dos episódios mais lamentáveis ocorreu dias antes das eleições, quando um coronel da reserva da PM, que fazia a segurança do candidato, agrediu fisicamente uma advogada em via pública. A agressão foi filmada e chegou até o comando geral da PM que determinou a imediata prisão do oficial.

De acordo com a legislação eleitoral espalhar fake news e difamar o sistema eleitoral é crime e pode resultar em prisão.