Deputados travam discussão sobre retirada do termo ‘mãe’ de certidões de nascimento
STF determinou o uso de termos inclusivos para pessoas trans em declaração de nascimento
Os deputados estaduais Antônio Albuquerque (Republicanos) e Ronaldo Medeiros (PT) travaram uma discussão, durante sessão na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (23), sobre uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que inclui o termo “parturiente” em certidões de nascimento.
A medida visa a inclusão de todas as pessoas que possam dar à luz. Hoje, se um homem trans tem um filho, o termo na certidão de nascimento segue o sexo biológico. Com a decisão, além dos termos “pai” e “mãe”, as certidões contarão também com o termo inclusivo.
A adoção do termo “parturiente” entrou na pauta de discussões dos parlamentares alagoanos quando Antônio Albuquerque demonstrou preocupação com os rumos do país após a decisão do Supremo.
“Eu fico muito preocupado e sem saber o que está sendo construído neste país para o futuro da família. Como cidadão, como pai de família e como avô que já sou, tenho na família meu maior patrimônio. Assistir a mais alta Corte de Justiça do nosso país aceitar e legalizar que, a partir desse momento, os registros no espaço reservado à mãe tenha lá o nome parturiente apenas, que o nome "mãe" venha de forma secundária mais adiante, realmente me preocupa", declarou o parlamentar, lamentando a decisão do STF.
Em contrapartida, Ronaldo Medeiros apontou que a informação trazido por seu colega é falsa, já que os termos “pai” e “mãe” continuam, tendo apenas a inclusão do termo “parturiente”.
“É fake que o STF retirou as palavras pai e mãe das certidões de nascimento. O Supremo Tribunal decidiu que a Declaração de Nascidos Vivos (DNV) deve incluir a palavra "parturiente" ao lado de "mãe" no campo de registro de quem deu à luz, da mesma forma que o campo seguinte deverá ser alterado para "Responsável Legal, Pai", leu o petista. "Não houve retirada de pai ou de mãe", reforça Medeiros, lendo uma notícia do portal G1.
O petista apontou, ainda, que a discussão da pauta de costumes por parte da direita seria uma cortina de fumaça para não se discutir os avanços sociais empregados pelo presidente Lula (PT).
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
