Segurança

Prefeitura realiza ação combate trabalho infantil em cemitérios de Maceió

Iniciativa segue até o Dia de Finados

Por 7Segundos, com assessoria 01/11/2024 16h04 - Atualizado em 01/11/2024 16h04
Prefeitura realiza ação combate trabalho infantil em cemitérios de Maceió
Ação segue até o sábado (2) - Foto: Ascom Semdes

Na manhã desta sexta-feira (01), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) realizou o primeiro dia de ação contra o trabalho infantil em cemitérios da capital alagoana. A iniciativa segue até o Dia de Finados, celebrado no próximo sábado.

A ação tem como objetivo intervir e sensibilizar setores públicos e a comunidade sobre a importância de prevenir e combater a exploração da mão de obra infantil com ênfase no feriado nacional, já que a data movimenta a venda de produtos nos arredores e dentro dos cemitérios.

Na ocasião, foram realizadas intervenções com a entrega de panfletos, cartilhas sobre a temática e conversas sobre a importância de prevenir a prática. A diretora da Primeira Infância, Criança e Adolescente de Maceió, Márcia Melo, destacou sobre o papel importante da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil nas ações.

“A comissão possui um papel relevante em apoiar ações, planejar, propor e preservar os direitos de crianças e adolescentes quanto à utilização da mão de obra infanto-juvenil, que põem em risco a saúde física, moral, social e psicológica de nossas crianças. Essa prática compromete o desenvolvimento pleno e retira seu direito de ter uma vida feliz e saudável enquanto criança. Por isso, nós da comissão sempre realizamos intervenções com o objetivo de preservar o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos pequenos maceioenses”, explicou.

Os casos identificados serão encaminhados para os serviços socioassistenciais como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e para rede pública de proteção como Saúde e Educação.

Além da Semdes, participaram da iniciativa a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, Ministério Público do Trabalho, Serviço Especializado em Abordagem Social, Subsecretaria da Primeira Infância, Conselho Tutelar e Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana.